Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13243
Título: O Design da Informação em Redes Sociais Educacionais brasileiras: uma análise a partir da teoria da atividade
Autor(es): OLIVEIRA, Raquel Rodrigues Santos de
Palavras-chave: Design da informação (infodesign); Teoria da atividade (TA); Aprendizagem colaborativa; Redes sociais educacionais (RSEs)
Data do documento: 22-Jul-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: As expectativas geradas em torno do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) voltadas para aprendizagem vão desde um maior engajamento dos alunos, na construção do conhecimento, até a necessidade do uso de artefatos que se aproximem mais das características da atual geração. Surge, neste contexto, a Rede Social Educacional (RSE), cuja proposta é utilizar a tecnologia de análise da interação em redes sociais para criar um ambiente favorável à aprendizagem. O objetivo deste trabalho é analisar o Design da Informação (Infodesign) e o Sistema de Atividades da Aprendizagem Colaborativa de RSEs brasileiras a partir da Teoria da Atividade (TA) de Leontiev. A abordagem da pesquisa foi qualitativa e quantitativa. Para tal, foram selecionadas e analisadas comparativamente três RSEs, utilizando as ferramentas analíticas da TA para criação das categorias analíticas; tendo dados coletados a partir de observação sistemática. Foram identificadas as divergências e similaridades entre os Sistema de Atividades, a Hierarquia de Funcionamento, as Ferramentas Disponíveis, os Objetos de Aprendizagem e os Níveis da Atividade destas redes. Realizou-se também um estudo de caso com uma das plataformas (Rede Passei Direto), tendo como procedimentos metodológicos a aplicação das seguintes técnicas: experiência de uso, entrevista semiestruturada, focus group e questionário online. Como resultados alcançados, foi proposta uma Lista de Recomendações para potencialização da atividade de aprendizagem colaborativa nesta plataforma.!
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13243
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Raquel Rodrigues Santos de Oliveira.pdf13,78 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons