Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13238
Compartilhe esta página
Título: | O Design de Hiperlivros Educacionais para Tablets: uma pesquisa baseada na prática |
Autor(es): | Filho, Marcos Antonio de Lima |
Palavras-chave: | Hiperlivros; Tablets; Pesquisa baseada na prática; Educação tecnológica; Design thinking |
Data do documento: | 31-Jul-2014 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Esta dissertação explora o design de hiperlivros para tablets e investiga a utilização desta hipermídia como ferramenta educacional. Neste sentido, o estudo colabora para o avanço do estado da arte tecnológico dos livros didáticos ao produzir, como resultado de uma pesquisa baseada na prática, um hiperlivro paradidático. Em 1 ano, o hiperlivro Amazônia foi baixado 5 mil vezes, e sua prática projetual subsidiou construções teóricas necessárias para o desenvolvimento do conhecimento em design. A pesquisa conclui que os hiperlivros são uma proposta inovadora para o design de livros didáticos, pois superam antigas limitações dos livros impressos, tais como a possibilidade de atualizar o conteúdo, a visualidade ampliada, interatividade e acessibilidade. Bem como, validou-se a utilização dos hiperlivros em tablets como recursos didáticos, ao evidenciar que esta hipermídia pode melhorar a aprendizagem, motivar os alunos, facilitar sua compreensão e aumentar seu interesse pela disciplina. O estudo indica quais métodos e recursos de design devem ser aplicados a fim de atingir melhores resultados.! |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13238 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Marcos Antonio Filho.pdf | 14,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons