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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13232
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CRUZ, Fatima Maria Leite | |
dc.contributor.author | SANTOS, Edna Matilde dos | |
dc.date.accessioned | 2015-04-15T17:20:39Z | |
dc.date.available | 2015-04-15T17:20:39Z | |
dc.date.issued | 2013-02-22 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Edna Matilde dos. As representações sociais do livro didático por professores de matemática. Recife, 2013. 123f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Educação , Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Recife, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13232 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investigou as representações sociais do livro didático por professores de Matemática, em Pernambuco, com o intuito de contribuir com a discussão acerca da compreensão do fenômeno da não aprendizagem em Matemática. Referenciamos o estudo na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2007) que propõe uma teoria do senso comum, explicando o conhecimento leigo construído a partir das interações entre os grupos sociais. A pesquisa foi qualitativa e plurimetodológica (CRUZ, 2006b), na construção dos dados: questionário de associação livre e hierarquização de palavras e entrevistas semiestruturadas; na análise dos dados, o Software EVOC e a análise de conteúdo de Bardin. Participaram 66 professores, 23 de Glória do Goitá e 43 de Vitória de Santo Antão. Os resultados revelaram uma única representação social para livro didático e livro didático de Matemática, independentemente do município. O núcleo central tem o sentido positivado no livro didático como apoio didático e pedagógico e o sistema periférico possui sentidos positivados na aprendizagem em Matemática a partir da prática e da aplicabilidade dos conteúdos, bem como, nos aspectos identitários do grupo social dos professores de Matemática e em um sentimento de pertença a um grupo social superior aos outros professores de outras disciplinas. Identificamos dois preconceitos em relação aos professores contratados e aos alunos de escolas públicas. Nas entrevistas vimos a utilização do livro didático positivamente no desempenho escolar dos alunos, porém, não a estendem ao desempenho dos alunos nas avaliações em larga escala. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Representação Social | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Professor de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino/aprendizagem em Matemática | pt_BR |
dc.title | As representações sociais do livro didático por professores de matemática | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertacao Edna Matilde dos Santos.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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