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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13230

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Título: Desempenho ocupacional e qualidade de vida em voz de agentes comunitários de saúde
Autor(es): LIMA, Ana Carollyne Dantas de
Palavras-chave: Qualidade de vida; Voz; Terapia Ocupacional
Data do documento: 25-Abr-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A voz é um dos componentes mais importantes da comunicação, além de ser instrumento de trabalho de muitos profissionais. O uso da voz profissional pode sobrecarregar o aparelho fonador, que associado a hábitos de vida e/ou aspectos ambientais pode acarretar alterações vocais. Essas, em muitas situações, interferem no desempenho do individuo não apenas em suas atividades laborativas, mas também na vida diária e no lazer, influenciando na qualidade de vida destes profissionais. Este estudo tem como objetivo caracterizar o desempenho ocupacional e qualidade de vida em voz de Agentes Comunitários de Saúde com queixas vocais. O estudo foi realizado em todas as Unidades de Saúde da Família, do Distrito Sanitário IV da cidade do Recife. Participaram da pesquisa, Agentes Comunitários de Saúde que apresentaram queixas vocais relacionadas ao trabalho. Os indivíduos selecionados foram submetidos à avaliação de desempenho ocupacional, qualidade de vida relacionada à voz e sinais e sintomas vocais. As atividades mais referidas em prejuízos foram as de trabalho e socialização. As queixas vocais apresentadas pelas ACS foram relatadas por menos da metade da população e a maioria considerou a sua voz com pouca alteração. No que diz respeito à qualidade de vida, a principal queixa esteve relacionada aos efeitos da comunicação diária e no trabalho. A qualidade de vida mostrou-se mais atingida na área de comunicação diária e o nível de alteração vocal foi considerado pouco por mais da metade da amostra (63,4%). Houve associação estatisticamente significativa entre a queixa de rouquidão e a atividade de trabalho (p= 0,008). Outras relações não foram encontradas ao se comparar as queixas de voz com o desempenho ocupacional e a qualidade de vida relacionada à voz. As queixas vocais entre os ACS foram semelhantes a de outros profissionais da voz, porém não mostraram-se frequentes. O Desempenho da atividade de trabalho mostrou-se alterado e se relacionou a queixa de voz de rouquidão. A qualidade de vida e as atividades de lazer não apresentaram relação com as queixas vocais
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13230
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana

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