Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13228

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Marcelo Câmara dos
dc.contributor.authorSANTOS JUNIOR, Cícero Pinheiro dos
dc.date.accessioned2015-04-15T17:11:52Z
dc.date.available2015-04-15T17:11:52Z
dc.date.issued2013-05-20
dc.identifier.citationSANTOS JUNIOR, Cicero Pinheiro dos. Estratégias utilizadas por alunos do 7º, 8 e 9 ano do ensino fundamental na resolução de problemas de partilha . Recife, 2013. 105 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Educação , Programa de Pós-graduação em, Educação Matemática e Tecnológica, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13228
dc.description.abstractA presente pesquisa investigou as estratégias utilizadas por alunos do 7º, 8° e 9º ano do ensino fundamental na resolução de problemas de partilha. O referencial que fundamentou o estudo foi a pesquisa de Marchand e Bednarz (1999), nos livros didáticos de matemática canadenses, sobre problemas de estrutura algébrica. Foi realizada uma investigação envolvendo 251 alunos de três escolas do ensino fundamental do estado de Pernambuco. Utilizamos como instrumento para coleta dois tipos de testes, A e B, os quais continham sete questões cada um, com problemas de partilha, sendo uma questão de partida, duas questões tipo fonte, duas questões tipo composição e duas questões tipo poço, segundo encadeamento definidos por Marchand e Bednarz (1999). Adotamos como instrumento de coleta e categorias de análises os mesmos utilizados por Câmara e Oliveira (2008), que investigaram as estratégias e registros mobilizados por alunos do 6º ano do ensino fundamental do Brasil e do Canadá na resolução de problemas de estrutura algébrica tipo partilha. Na etapa seguinte, realizamos a análise dos dados coletados, constatando a performance e estratégias de base utilizadas pelos sujeitos por ano de escolarização. Os resultados obtidos mostraram que os sujeitos apresentam mais dificuldade na resolução dos problemas de partilha com encadeamento tipo poço. Os resultados mostraram também que os sujeitos utilizam as mesmas estratégias de resolução, independente do ano de escolarização.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectProblemas de Partilhapt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.titleEstratégias utilizadas por alunos do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental na resolução de problemas de partilhapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação Cícero dos Santos Jr.pdf3,91 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons