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Título: Bem estar e condições de trabalho de professores do centro de ciências da saúde da Universidade Federal de Pernambuco
Autor(es): SANTOS, Gustavo Barreto
Palavras-chave: Bem Estar no Trabalho; Condições de Trabalho; Docente
Data do documento: 4-Mar-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: A preocupação com o bem estar do professor vem ganhando força em virtude das profundas transformações sociais que atingem o ambiente escolar e o profissional docente. Assumindo crescente importância no meio acadêmico e organizacional, os estudos sobre Bem Estar no Trabalho (BET) visam compreender a relação do indivíduo com seu ambiente laboral, servindo, portanto, de base para implementação de mudanças positivas neste contexto. Apesar da reconhecida importância do ambiente e das condições de trabalho para o satisfatório exercício profissional e desenvolvimento docente, ainda pouco se tem pesquisado sobre seu impacto no bem estar no contexto específico de uma instituição de ensino superior. Dessa forma, este estudo teve como objetivo conhecer a associação entre Bem Estar no Trabalho e as condições físicas e organizacionais do trabalho docente em uma universidade pública. Para isso, utilizou-se a Escala de Bem Estar no Trabalho (EBET) proposta por Paschoal e Tamayo (2008) e questões sobre as condições físicas e organizacionais da instituição pesquisada. Participaram do estudo 175 docentes do Centro de Ciências da Saúde de uma instituição pública de ensino superior. Os resultados revelaram que as condições físicas e organizacionais do trabalho docente não constituíram aspectos relevantes e capazes de interferir no bem estar dos professores estudados. Por outro lado, este estudo mostrou existir forte associação entre a variável BET e as variáveis Transtorno Mental Comum (TMC), Apoio Social Geral, Satisfação com a Atividade e Desejo de Abandono.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13206
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Saúde Coletiva

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