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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13132
Título: Estratégia de ensino problematizadora para o processo de aprendizagem na assistência de enferamgem à criança de zero a dois anos: o sofware penSAE
Autor(es): GOMES, Roseane Lins Vasconcelos
Palavras-chave: Educação em Enfermagem;Software;Cuidado da Criança;Resolução de Problemas;Informática em Enfermagem
Data do documento: 30-Jun-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem visam orientar a formação discente na perspectiva da aquisição de competências e habilidades orientadas à prática profissional humanista, crítica e reflexiva. Estas diretrizes preconizam o emprego de metodologias ativas de ensino aplicadas a diversas áreas do conhecimento profissional, incluindo o processo de Enfermagem. O presente estudo teve por objetivo analisar, a partir da percepção discente, o uso do software educativo PenSAE na perspectiva da aquisição de competências e habilidades necessárias à prática do processo de Enfermagem na atenção à saúde da criança menor de dois anos.A pesquisa caracterizou-se por um estudo de desenvolvimento tecnológico, com abordagem empírica quanti-qualitativa. Seguiram-se as etapas de: 1- Planejamento da estratégia problematizadora de ensino com base no método do Arco de Charles Maguerez: nesta etapa foram construídos três estudos de casos de níveis de complexidade progressivos, que abordaram aspectos clínicos, éticos e sociais no âmbito do atendimento em puericultura. Os estudos foram trabalhados face à discussão dialógica do problema em um curso de extensão semipresencial. Adotou-se como referencial teórico para o processo de Enfermagem o modelo conceitual da Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta. Para a construção dos diagnósticos e planejamento do cuidado de Enfermagem utilizou-se as taxonomias da Classificação Internacional da Prática de Enfermagem em Saúde Coletiva (CIPESC) e da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE); 2- Avaliação dos cenários educativos: nesta etapa foram realizadas a validação de conteúdo dos estudos de casos e a avaliação da acurácia dos diagnósticos de Enfermagem por quatro e cinco juízes, respectivamente. Os três estudos de casos construídos apresentaram significativo índice de validade de conteúdo. Mais de 90% dos diagnósticos de Enfermagem vinculados aos cenários foram categorizados como de alta acurácia; 3- Especificação e desenvolvimento do software educativo PenSAE e avaliação de seus aspectos pedagógicos por quatro professores do Curso de Enfermagem e 4- Planejamento, execução e avaliação da intervenção educativa associada à estratégia problematizadora com uso do software PenSAE: nesta última etapa foi realizado um curso de extensão com a participação de 22 estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem. Estes responderam a uma entrevista focalizada de abordagem online. As falas digitais foram sujeitas à técnica de Análise de Conteúdo na Modalidade Temática, da qual emergiram cinco categorias temáticas. Os resultados, oriundos da análise das falas digitais ante a percepção discente, desvelaram a aquisição de competências e habilidades em função das quatro dimensões do aprender: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver.Tais competências e habilidades, preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), instrumentalizam o aprendiz para atuar com autonomia, de forma crítica, reflexiva e humanizada,no exercício do processo de Enfermagem. Conclui-se que as falas digitais dos aprendizes trouxeram à luz percepções discentes que propõem a existência de relação entre o software PenSAE e a aprendizagem orientada à aquisição de competências e habilidades necessárias à prática do processo de Enfermagem na atenção à saúde da criança menor de dois anos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13132
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Saúde da Criança e do Adolescente

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