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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13105
Título: Publicidade e infância: representações e discursos em uma arena de disputas de sentidos
Autor(es): Guedes, Brenda Lyra
Palavras-chave: Infância; Cultura do Consumo; Publicidade Infantil; Discursos
Data do documento: 31-Jan-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: A pesquisa aqui proposta é pautada sobre a articulação que se estabelece entre três termos: infância, cultura do consumo e publicidade. Partindo da concepção de infância como um construto histórico, social e discursivo, busca-se entender em que parâmetros os discursos sobre a “publicidade infantil” colaboram para a construção de noções específicas sobre a infância na contemporaneidade. Para tanto, foram evidenciadas algumas das principais facetas que o termo “publicidade infantil” assume no país, a partir dos discursos organizados de setores sociais, e da manifestação espontânea de “cidadãos comuns” sobre o tema. Neste percurso, privilegiou-se um olhar sobre os projetos políticos vinculados aos lugares de fala, e as consequentes representações de infância que se afirmam em meio a uma cultura do consumo de mídias. Utilizam-se, como aporte teórico-metodológico, conceitos de autores da sociologia da infância como Philip Ariès (1981) e Jens Qvortrup (2010); dos estudos sobre a relação mídia e infância de David Buckingham (2007; 2012); da sociologia do consumo, por meio de Don Slater (2002), Wolfgang Fritz Haug (1997) e Daniel Cook (2004); da filosofia da linguagem com Mikhail Bakhtin (1996); e da sociologia da linguagem, com Evelina Dagnino (2004).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13105
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

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