Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13080

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALVES, Thelma Panerai
dc.contributor.authorSANTOS, Suara Macedo dos
dc.date.accessioned2015-04-14T13:18:31Z
dc.date.available2015-04-14T13:18:31Z
dc.date.issued2014-01-31
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13080
dc.description.abstractA presente pesquisa se insere no campo da Educomunicação e tem como foco a colaboração, buscando investigar as contribuições dela para a autoria de estudantes no final do primeiro ciclo do Ensino Fundamental utilizando blogs. O estudo parte do pressuposto que, aliada a uma prática permeada pelos princípios da Educomunicação, ações que favorecem a colaboração contribuem para a autoria neste momento em que a escrita do estudante está em desenvolvimento. Esta dissertação relata os resultados de uma intervenção educomunicativa proposta e realizada com alunos do ensino fundamental em uma escola da rede municipal do Recife. A pesquisa com a exploração do blog em uma prática educomunicativa aconteceu durante o calendário letivo dos estudantes, na sala de informática da escola, motivando-os a produzir e a participar. Além dos pensadores da Educomunicação, os princípios teóricos da pesquisa discutem a importância da tecnologia num contexto educativo, considerando as transformações que ela pode promover. Em seguida, discute o conceito da ferramenta utilizada e a pertinência da utilização de blogs em práticas educomunicativas. O componente empírico relata a experiência junto aos sujeitos da prática educomunicativa desenvolvida e suas produções no blog, relacionando-as com as categorias definidas a priori, que são: Autoria, Escrita e Colaboração. Os resultados apontam que a colaboração favorece a autoria assim como o desenvolvimento da escrita do estudante potencializada através do uso colaborativo do blog.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectColaboraçãopt_BR
dc.subjectBlogspt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleAutoria e colaboração de estudantes do ensino fundamental: o blog e a produção da escrita numa perspectiva educomunicativapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Suara Macedo dos Santos.pdf895,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons