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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13079
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de | |
dc.contributor.author | CAMPÊLO, Siquele Roseane de Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:04:12Z | |
dc.date.available | 2015-04-14T13:04:12Z | |
dc.date.issued | 2014-01-31 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13079 | |
dc.description.abstract | Gráficos e tabelas enquanto recursos para a comunicação de dados são encontrados frequentemente nos diversos meios de comunicação e por sua veiculação constante, interpretá-los é um aspecto relevante para a participação do indivíduo na vida social. Para analisar gráficos é fundamental compreender como esses foram organizados, a ordem dos dados e sua relação com o contexto da informação. O software educativo no ensino de Estatística, pode se constituir como ferramenta para a ampliação das experiências com o saber matemático, ajudando estudantes a desenvolver o raciocínio estatístico e a aprender novas formas de representar dados. Em nossa pesquisa, analisamos as possibilidades de uso de tecnologias na Educação Estatística, em particular com o software TinkerPlots 2.0 para visualização e simulação de dados. Nossa proposta é analisar a adequação do software, considerando critérios advindos da literatura sobre o tema, bem como o uso feito por alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, em situações de resolução de problemas envolvendo a interpretação de gráficos. Os estudantes vivenciaram inicialmente uma etapa de familiarização com o software, seguida de uma etapa de interpretação de problemas envolvendo bancos de dados e a construção de diferentes visualizações. Utilizamos o software NVivo 9 na organização dos dados. Na análise dos dados, nos concentramos no uso das ferramentas do software e nas estratégias dos estudantes, analisando-as a partir de diferentes tipos de problemas: uma e duas variáveis, tendência e criação de um novo caso. Os resultados da pesquisa apontam para a importância do software no favorecimento de diferentes formas de representação para os dados e o enriquecimento de estratégias de resolução de problemas envolvendo o Tratamento da Informação. A partir da análise baseada nos critérios considerados, pudemos constatar a adequação do software TinkerPlots para a exploração de problemas envolvendo interpretação e produção de gráficos estatísticos, bem como a promoção de situações envolvendo organização e análise de dados. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Estatística | pt_BR |
dc.subject | Análise de Software educativo | pt_BR |
dc.subject | Interpretação de gráficos | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | Software educativo tinkerplots 2.0: possibilidades e limites para a interpretação de gráficos por estudantes do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Siquele Roseane de Carvalho Campêlo.pdf | 5,62 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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