Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13070

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Marcelo Câmara dos
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Regina Célia de
dc.date.accessioned2015-04-13T14:58:20Z
dc.date.available2015-04-13T14:58:20Z
dc.date.issued2014-06-09
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13070
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo identificar os conceitos geométricos trabalhados pelos docentes que ensinam Matemática para os anos iniciais do ensino fundamental. O interesse por investigar o seu ensino se justifica, entre outros fatores, pela importância dos conceitos geométricos na construção de conhecimentos em diversas áreas de saber. As concepções sobre currículo abordadas por Sacristán (2000) e Silva (2009), e os estudos de Shulman (1986, 1992) sobre os saberes docentes, fundamentaram nossas análises. Nessa investigação, de caráter exploratório, buscamos identificar em documentos curriculares as orientações direcionadas ao ensino de Geometria para essa etapa da educação básica. A seguir, fizemos o levantamento dos conteúdos de Geometria encontrados nos livros didáticos – PNLD 2010 – adotados pelas escolas envolvidas na pesquisa. Por fim, realizamos um mapeamento dos conteúdos geométricos trabalhados em sala de aula, por meio dos registros contidos em 24 (vinte e quatro) diários de classe, de turmas de 5º anos, relativos ao ano de 2012. Como resultado, constatamos que as aulas envolvendo conteúdos geométricos representam, em média, 10% das aulas destinadas ao ensino de Matemática. Os dados mostram, ainda, que os conteúdos mais explorados no ensino da Geometria são os atrelados ao tópico que estuda as figuras geométricas. O estudo das figuras geométricas representa, em média, 78% dos conteúdos abordados no ensino de Geometria.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Geometriapt_BR
dc.subjectAnos Iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectDocumentos Curricularespt_BR
dc.titleInvestigando o ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolhas dos professorespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Regina Célia de Oliveira.pdf3,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons