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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13051
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Título: | A prática docente e o uso da imagem: estudo de caso de um professor de história |
Autor(es): | VIANA, Felipe Souza |
Palavras-chave: | Prática docente; Imagem; Ensino de História |
Data do documento: | 31-Jan-2013 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Constitui o objeto da pesquisa a prática docente do professor de História que utiliza a imagem fotográfica no ensino dessa disciplina na educação básica. Buscamos compreender como o professor trabalha com imagens na aula de História, por levar em conta que esta disciplina passou a fazer uso de múltiplas linguagens desde que a crise no ensino de objetos dessa área do conhecimento se instalou nos anos 1980. Ao focar as imagens na prática docente, a pesquisa põe em evidência questões relativas à formação dos professores, além de questões mais gerais como o tempo e o espaço de localização da imagem na prática docente e na educação como um todo. Questionamo-nos como a prática docente faz uso de imagens? O que essas práticas podem representar para o professor e para o ensino? O que essa prática docente transmite, ensina, compartilha, denuncia? O uso de imagens é importante para o educando? O que significam e quais seus efeitos na prática docente? Para tanto fizemos uso da abordagem qualitativa, com opção pelo estudo de caso. Para coleta de informações, lançamos mão da observação e da entrevista semiestruturada, que aqui se agregam à análise imagética. Como procedimento de análise, lançamos mão da Análise de Conteúdo, com foco para a análise temática por categorias. As imagens analisadas foram predominantemente selecionadas pelo próprio professor enquanto material didático, extraídas da Internet e de livros didáticos. Buscamos perceber que saberes históricos existem na relação com as imagens utilizadas pela prática docente; que relações o professor buscou estabelecer entre o tema histórico e a imagem; e como o aluno relacionou História à imagem. Ressaltamos a sala de aula como espaço de participação no processo de construção do conhecimento, onde alunos e professores constroem conhecimento histórico novo cotidianamente. A maneira como o professor conduz a aula, com foco na interação constante com os alunos e seu meio, potencializa a aula, estimulando o interesse dos alunos pela História e pelo aprender. Os alunos percebem as imagens e a História a partir de uma visão crítica e interpretativa dos fatos e temas. Dialogicidade e autonomia se fazem imprescindíveis nesse movimento de prática reflexiva. O professor aberto à transformação social, profissional, e pessoal, transforma sua prática e seu meio educativo e cultural. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13051 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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