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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13044

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPekala, Madalena de Fátima Zaccara -
dc.contributor.authorSilva, Itamar Morgado da-
dc.date.accessioned2015-04-13T14:19:47Z-
dc.date.available2015-04-13T14:19:47Z-
dc.date.issued2014-08-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13044-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar a influência do contexto político na trajetória do artista pernambucano Daniel Santiago, iniciada em 1970, no auge da repressão política da ditadura militar (1964-1985). Interessa-nos entender a ocorrência, num momento particularmente adverso a práticas artísticas experimentais, de uma linguagem critica e irreverente, capaz de dialogar com as ações artísticas contemporâneas, a partir de uma base afastada geograficamente do eixo Rio de Janeiro- São Paulo, principais polos difusores de arte no País. Com esse propósito acompanhamos a itinerância do artista ainda em formação pelo Sudeste, em meados da década de 1960, e analisamos suas escassas interações em eventos artísticos de alcance nacional, durante atividades para-acadêmicas na década seguinte. Já na fase profissional, a partir de 1970, além de trabalhos individuais, foram relatadas ações em parceria com Paulo Bruscky, que incluem o uso de linguagens híbridas e fronteiriças como a dança, cinema e o teatro e literatura, e a sua integração à rede internacional de arte postal, o que lhe permitiu uma visão politica de alcance continental, a partir do contato com seus pares latinoamericanos submetidos ao mesmo tipo de repressão. A análise abrange da eclosão do golpe militar (1964) até meados da década de 1980, quando se inicia a distensão política e o ocaso da sua parceria artística com Paulo Bruscky, que rendeu importantes dividendos artísticos e alguns ressentimentos no campo da autoralidade. Nesse ponto nos apoiamos nas reflexões dialógicas de Mikhail Bakhtin que, além da questão autoral, nos auxiliam a entender o papel da linguagem, elemento recorrente nas manifestações poéticas do artista.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectAutorpt_BR
dc.titlePernambuco à sombra do golpe: a arte resistência de Daniel Santiagopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

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