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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13044
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Pekala, Madalena de Fátima Zaccara | - |
dc.contributor.author | Silva, Itamar Morgado da | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-13T14:19:47Z | - |
dc.date.available | 2015-04-13T14:19:47Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13044 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo analisar a influência do contexto político na trajetória do artista pernambucano Daniel Santiago, iniciada em 1970, no auge da repressão política da ditadura militar (1964-1985). Interessa-nos entender a ocorrência, num momento particularmente adverso a práticas artísticas experimentais, de uma linguagem critica e irreverente, capaz de dialogar com as ações artísticas contemporâneas, a partir de uma base afastada geograficamente do eixo Rio de Janeiro- São Paulo, principais polos difusores de arte no País. Com esse propósito acompanhamos a itinerância do artista ainda em formação pelo Sudeste, em meados da década de 1960, e analisamos suas escassas interações em eventos artísticos de alcance nacional, durante atividades para-acadêmicas na década seguinte. Já na fase profissional, a partir de 1970, além de trabalhos individuais, foram relatadas ações em parceria com Paulo Bruscky, que incluem o uso de linguagens híbridas e fronteiriças como a dança, cinema e o teatro e literatura, e a sua integração à rede internacional de arte postal, o que lhe permitiu uma visão politica de alcance continental, a partir do contato com seus pares latinoamericanos submetidos ao mesmo tipo de repressão. A análise abrange da eclosão do golpe militar (1964) até meados da década de 1980, quando se inicia a distensão política e o ocaso da sua parceria artística com Paulo Bruscky, que rendeu importantes dividendos artísticos e alguns ressentimentos no campo da autoralidade. Nesse ponto nos apoiamos nas reflexões dialógicas de Mikhail Bakhtin que, além da questão autoral, nos auxiliam a entender o papel da linguagem, elemento recorrente nas manifestações poéticas do artista. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Resistência | pt_BR |
dc.subject | Autor | pt_BR |
dc.title | Pernambuco à sombra do golpe: a arte resistência de Daniel Santiago | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Itamar Morgado da Silva.pdf | 6,61 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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