Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13036

Share on

Title: A costura do invisível: uma discussão sobre as fronteiras entre arte e moda na obra de Jum Nakao
Authors: BASSO, Aline Teresinha
Keywords: Arte contemporânea; Moda; Moda conceitual; Jum Nakao; Transversalidades
Issue Date: 11-Mar-2014
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Em um momento de transversalidades, tanto na arte quanto na moda, a presente dissertação objetiva discutir a respeito dos diálogos e possíveis fronteiras existentes entre arte e moda na obra “A Costura do Invisível”, de Jum Nakao. Composta por uma coleção de 15 looks em papel vegetal, um livro com DVD e uma instalação na Galeria Vermelho, em São Paulo, a obra surgiu a partir de um processo rotineiro de desenvolvimento de coleção para o casting de um dos maiores eventos de moda do país. Em busca de um instante de leveza, e trazendo questionamentos sobre a moda, o artista subverteu a lógica da roupa, e sua obra culminou em um desfile-performance onde modelos, roupas, cenário e música se misturavam e complementavam. Para embasar a discussão teórica, foram pesquisados autores que discutem, por um lado, a estética e as artes visuais. Por outro lado, autores que discutem a moda, suas transformações e suas relações com a arte. O procedimento metodológico utilizado para análise da obra foi o dispositivo de análise do discurso (AD), onde foram considerados seus processos de concepção, apresentação e desfecho. Por fim, o material compilado durante a pesquisa foi analisado e as informações entrecruzadas a fim de responder à questão da pesquisa: se existem e quais são as fronteiras entre arte e moda na obra “A Costura do Invisível”.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13036
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Aline Teresinha Basso.pdf3,18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons