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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12994

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Clarissa Martins de
dc.contributor.authorAZEVEDO, Fernando Antônio Gonçalves de
dc.date.accessioned2015-04-13T12:46:38Z
dc.date.available2015-04-13T12:46:38Z
dc.date.issued2014-01-31
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12994
dc.description.abstractO tema desta pesquisa é a recepção da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais em Pernambuco. Tal abordagem foi criada por Ana Mae Barbosa como sistema epistemológico que articula a leitura com a contextualização e o fazer artístico. Conforme a própria autora esta foi sistematizada a partir do contexto das tensões entre a ideologia modernista e a pós-modernista. Compreendida, aqui, como teoria de interpretação do universo das Artes e Culturas Visuais e não como metodologia. O olhar do pesquisador volta-se, portanto, para a análise do corpus nomeado de caderno de bordo – registro da memória da práxis arteducativa – como o lugar das interpretações e reelaborações de tal teoria. A pesquisa também apresenta uma versão da história da Abordagem Triangular, na qual é ressaltada a relação da Arte/Educação brasileira com o pensamento freireano. Como principal resultado (ou achado) defende-se que a teoria nomeada de Abordagem Triangular desencadeou a Virada Arteducativa, a exemplo do que ocorreu com a Virada Linguística e a Virada Cultural, possibilitando a ampliação da concepção de Arte como expressão (herança do modernismo) para a concepção de Arte como expressão e conhecimento (concepção pós-moderna). Apontamos como uma das características mais importantes da Abordagem Triangular seu caráter pós-colonial, isto é, tal abordagem se contrapõe a matriz liberal/ocidental de cultura. A ancoragem para a visão de ciência pós-moderna toma como base o pensamento de Santos e quanto à análise de discurso se ancora no pensamento de Orlandi. Não se pretende julgar a práxis arteducativa do grupo em questão, mas compreendê-la como interpretações diversas porque a Abordagem Triangular é uma teoria aberta a variadas reinvenções, portanto, essas reinvenções foram os principais achados e fazem parte do sexto tópico.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAbordagem Triangularpt_BR
dc.subjectAnálise de discursopt_BR
dc.subjectModernismo/Pós-modernismopt_BR
dc.subjectPráxis arteducativapt_BR
dc.subjectVirada arteducativapt_BR
dc.titleA Abordagem Triangular no ensino das Artes como teoria e a pesquisa como experiência criadorapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coPILLAR, Analice Dutra
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