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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12994
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARAÚJO, Clarissa Martins de | |
dc.contributor.author | AZEVEDO, Fernando Antônio Gonçalves de | |
dc.date.accessioned | 2015-04-13T12:46:38Z | |
dc.date.available | 2015-04-13T12:46:38Z | |
dc.date.issued | 2014-01-31 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12994 | |
dc.description.abstract | O tema desta pesquisa é a recepção da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais em Pernambuco. Tal abordagem foi criada por Ana Mae Barbosa como sistema epistemológico que articula a leitura com a contextualização e o fazer artístico. Conforme a própria autora esta foi sistematizada a partir do contexto das tensões entre a ideologia modernista e a pós-modernista. Compreendida, aqui, como teoria de interpretação do universo das Artes e Culturas Visuais e não como metodologia. O olhar do pesquisador volta-se, portanto, para a análise do corpus nomeado de caderno de bordo – registro da memória da práxis arteducativa – como o lugar das interpretações e reelaborações de tal teoria. A pesquisa também apresenta uma versão da história da Abordagem Triangular, na qual é ressaltada a relação da Arte/Educação brasileira com o pensamento freireano. Como principal resultado (ou achado) defende-se que a teoria nomeada de Abordagem Triangular desencadeou a Virada Arteducativa, a exemplo do que ocorreu com a Virada Linguística e a Virada Cultural, possibilitando a ampliação da concepção de Arte como expressão (herança do modernismo) para a concepção de Arte como expressão e conhecimento (concepção pós-moderna). Apontamos como uma das características mais importantes da Abordagem Triangular seu caráter pós-colonial, isto é, tal abordagem se contrapõe a matriz liberal/ocidental de cultura. A ancoragem para a visão de ciência pós-moderna toma como base o pensamento de Santos e quanto à análise de discurso se ancora no pensamento de Orlandi. Não se pretende julgar a práxis arteducativa do grupo em questão, mas compreendê-la como interpretações diversas porque a Abordagem Triangular é uma teoria aberta a variadas reinvenções, portanto, essas reinvenções foram os principais achados e fazem parte do sexto tópico. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Abordagem Triangular | pt_BR |
dc.subject | Análise de discurso | pt_BR |
dc.subject | Modernismo/Pós-modernismo | pt_BR |
dc.subject | Práxis arteducativa | pt_BR |
dc.subject | Virada arteducativa | pt_BR |
dc.title | A Abordagem Triangular no ensino das Artes como teoria e a pesquisa como experiência criadora | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | PILLAR, Analice Dutra | |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TESE Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo.pdf | Tese de doutorado | 2,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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