Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12989
Título: Diagnóstico do processo de Berlliner, comportamento elementar e modo de erro que são causadores das maiores interrupções de energia elétrica
Autor(es): Silva, Vanessa Nóbrega da
Palavras-chave: Confiabilidade Humana; Taxonomia; Análise de Agrupamentos; Mensuração dos Custos
Data do documento: 18-Nov-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Vanessa Nóbrega da. Diagnóstico do processo de Berlliner, comportamento elementar e modo de erro que são causadores das maiores interrupções de energia elétrica. Recife, 2013. 75 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Tecnologia e Geociências, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, 2013.
Resumo: O desempenho humano tem sido estudado com mais acuidade com o objetivo de se dispor de ambientes mais confiáveis e eficientes, de modo que as limitações impostas a ele sejam estudadas, analisadas e propostas medidas que auxiliem na minimização dos erros que decorrem do elemento humano. Nesse cenário, várias taxonomias do erro humano foram propostas por diversos estudiosos como: Rasmussen (1983), Reason (1990) e Berliner (1964). Estas taxonomias apresentam algumas formas dos tipos de erros humanos, tais como os erros por falta de conhecimento, de regra, de ação, erros baseados na memória, no engano, nas maneiras como o erro ocorre dentre outros. O estudo está alicerçado no modelo proposto por Vilela (2013) em que a taxonomia proposta pelo autor foi adaptada através da inserção do tipo de erro "lapso" a estrutura e, posteriormente, foi realizado um estudo dos modos de falha, comportamento elementar e processo de Berliner que causaram mais interrupções de energia elétrica entre os anos de 1998 e 2009. Para tanto, a metodologia foi baseada em uma análise multivariada chamada de análise de agrupamentos (cluster) que auxiliou na divisão dos erros humanos por grupos de características semelhantes e evidenciou quais grupos eram responsáveis pelas maiores interrupções de energia elétrica. A metodologia auxilia na identificação mais realística do comportamento humano que ocasionou o erro e, por conseguinte, fornece suporte para uma proposição de soluções que possam contribuir para a redução dos erros humanos. O resultado da análise de agrupamento identificou os grupos 3 e 4 como os maiores ocasionadores de interrupções de energia elétrica com o processo de Berliner perceptivo com 69,62% dos erros e o cognitivo com 94,73%, respectivamente. Também foi realizada uma mensuração dos custos envolvidos na interrupção de energia elétrica e ficou evidenciado um alto valor na perda de faturamento da empresa no período estudado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12989
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Vanessa Nóbrega da Silva.pdf1,82 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons