Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12888
Título: O cultivo da atenção integral: da pesquisa bibliográfica à observação participante em uma perspectiva fenomenológica
Autor(es): Ribeiro, Regina Buccini Pio
Palavras-chave: Atenção; Integralidade; Experiência; Cultivo; Ken Wilber
Data do documento: 28-Mai-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Compreendendo a atenção como um fenômeno complexo, que toca múltiplas dimensões da vida e do ser humano, e admitindo sua aprendizagem e cultivo, a dissertação intitulada “O Cultivo da Atenção Integral: da pesquisa bibliográfica à observação participante em uma perspectiva fenomenológica” volta-se a novos olhares sobre a temática no âmbito da educação. Em contraponto a tendências planificadoras, busca entendê-la para além dos diagnósticos de déficits e transtornos a ela relacionados, evidenciando uma abordagememergente, na educação e na psicologia, que lança luz às diferentes modalidades, espaços e capacidades atencionais. A ideia de cultivo, presente nas tecnologias contemplativas,enlaçada pelos estudos das ciências cognitivas contemporâneas, em Natalie Depraz; Francisco Varela e Pierre Vermersch e da psicologia, através de Virgínia Kastrup, oferece possibilidades de ampliação nas relações entre aprendizagem e atenção. Essa ideia, articulada à perspectiva de integralidade do ser, proposta por Ken Wilber, configurou-se no fio condutor deste estudo com a concepção do cultivo de uma atenção integral.Como pesquisa exploratória, utilizou a abordagem qualitativa, segundo uma visão fenomenológica, trajetória que combinou os métodos de pesquisa bibliográfica e observação participante. A leitura do fenômeno em textos escritos permitiu o mapeamento de pontos relevantes para a concepção dos processos de cultivo, a partir de uma perspectiva integral da atenção. Enquanto que, a análise de cenas realizadas em uma experiência formativa com crianças de 4 a 5 anos, levantou questões inerentes que suscitaram o diálogo com o tema.Oresultado do encontro com o fenômeno, que se deu em textos e em experiências vividas, foi uma tessitura significativa elaborada pelos diálogos entre as vozes de diversos autores da pedagogia, da psicopedagogia, das ciências cognitivas contemporâneas e da psicologia, que falam da atenção, com base em sua complexidade e amplitude. Assim, na rede de significados tecida neste trabalho investigativo, elucidando e ampliando as conexões do conceito de cultivo da atenção e de suas práticas no âmbito da educação, apontamoscontribuições relevantes ao campo da educação integral.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12888
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Regina Buccini Pio Ribeiro.pdfDissertação de Mestrado1,45 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons