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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12825
Title: A formação técnica de nível médio na escola técnica do Agreste - PE
Authors: Freitas, Aliny Karla Alves de
Keywords: Ensino médio;Formação técnica de nível médio;Trabalho e educação
Issue Date: 31-Jan-2012
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: FREITAS, Aliny Karla Alves de. A formação técnica de nível médio na Escola Técnica do Agreste-PE. Recife, 2012. 174f. : Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Educação , Programa de Pós-graduação em Educação. Recife, 2012.
Abstract: O estudo analisa a concepção de Educação Profissional que fundamenta a atuação da Escola Técnica do Agreste, em Bezerros-PE, esta criada com base no Decreto 2.208/97 e no PROEP (Programa de Melhoria e Expansão da Educação Profissional), nos anos 90. Tendo por base o Decreto 5.154/04, a escola oferta cursos técnicos de nível médio, na forma concomitante e na modalidade subsequente, além de cursos profissionalizantes recorrentes. No movimento de levantamento de dados, foi desenvolvida a análise de documentos que propiciassem a apreensão dos referenciais norteadores dos princípios da formação desenvolvida nessa instituição de ensino. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e membros da equipe gestora, objetivando captar a concepção de formação profissional norteadora das práticas de formação no seu cotidiano escolar. No processo investigativo, foi identificado que o projeto de formação da escola pauta-se por pressupostos minimizantes da formação dos educandos aos interesses do mercado de trabalho, para tal foi incorporada, como modelo de formação, a pedagogia das competências, como forma de aumentar a possibilidade de empregabilidade dos alunos ingressos nos cursos técnicos. O estudo mostrou ainda um baixo índice de participação dos professores na construção dos currículos e perfis profissionais dos cursos técnicos; uso de abordagens formativas em desacordo com os objetivos da escola, além de deficiências na realização da articulação entre a formação geral e a formação especificamente profissional, especialmente, na forma concomitante. As análises dos dados permitiram apreender o desconhecimento entre os professores da proposta de Ensino Médio Integrado. Concluiu-se que, embora a ação da escola represente uma ampliação da oferta da Educação Profissional na região, os seus pressupostos de formação e o modelo de organização dos seus processos formativos têm restringido a formação dos educandos a princípios economicistas e à lógica do empreendedorismo e da empregabilidade, relegando a segundo plano um projeto de formação humana, objetivando a formação mais integral dos educandos, tal qual defendido pelos pressupostos do ensino médio integrado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12825
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

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