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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12819
Título: O percurso histórico da educação infantil em Caruaru-PE: tramas tecidas, ressignificadas e reconstruídas no período de 1979 a 1996.
Autor(es): Nascimento, Ana Michele de Almeida
Palavras-chave: Crianças; Infâncias; Educação Infantil; Historiografia da Educação Infantil; Assistencialismo
Data do documento: 21-Jun-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Neste estudo reconstruímos, a partir de determinados ângulos, parte da história da Educação Infantil em Caruaru/Pernambuco/Brasil em sua configuração enquanto espaço de atendimento educacional para Crianças de 0 a 06 anos no período que compreende 1979 a 1996. Esta reconstrução foi possível a partir do casamento teórico-metodológico da História Oral (THOMPSON, 1992) com a Análise de Discurso (ORLANDI, 1991; MAINGUENEAU, 1998). Assim, com o objetivo de conhecer o funcionamento de tal atendimento, buscamos elementos que nos proporcionassem compreender a História da Educação das Crianças e os discursos que circulavam no referido período, tanto em espaços formais de educação quanto em espaços não formais. Neste sentido, o trabalho que ora voga assinala sua contribuição no campo da História da Educação Infantil, compreendendo que a conquista legal por esta Educação no Brasil é algo muito recente, visto que, durante muito tempo a Educação da criança foi considerada uma responsabilidade das famílias ou do grupo social ao qual ela pertencia. Igualmente, o reconhecimento da existência de crianças e infâncias, no plural, também ocorreu atualmente (Era dos Direitos). Dessa forma, esta fase geracional da humanidade, só começou a ter suas peculiaridades e particularidades “respeitadas” quando esta perspectiva do reconhecimento passou a fazer parte dos debates e posicionamentos legais. Desta forma, a partir das tramas tecidas, ressignificadas e reconstruídas no período de 1979 a 1996 pudemos conhecer alguns limites e possibilidades desse tipo específico de Educação para crianças no período que precede a promulgação da lei 9394/96, que oficializa como direito a Educação Infantil para crianças entre 0 e 06 anos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12819
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

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