Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12720
Título: Análise da influência de diferentes sistemas de cultivo sobre o crescimento e as proteínas do sistema digestório de Oreochromis niloticus, L.
Autor(es): SOARES, Karollina Lopes de Siqueira
Palavras-chave: Tilápia; Cultivo semi-intensivo; Cultivo intensivo; Proteômica; Proteases; Crescimento somático de peixe
Data do documento: 31-Jan-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Atualmente a espécie Oreochromis niloticus é uma das principais espécies cultivadas no país tanto por suas características biológicas, que permitem um fácil manejo e quanto por sua carne ser de grande aceite comercial. O cultivo desses animais pode ser de dois tipos: semi-intensivo – onde há a utilização de adubos para aumentar a produção, a alimentação se dá pela inserção de ração comercial e o alimento natural pode suprir uma possível falta de proteína; intensivo – caracteriza-se pela alta produção e a alimentação é completamente comercial. Sabendo da grande influência que a forma de cultivo exerce sobre os animais, o presente estudo objetivou analisar o crescimento zootécnico dos animais submetidos aos dois tipos de cultivo, analisar as atividades enzimáticas de proteases presentes no intestino desses animais e obter e comparar os perfis proteômicos do estômago e intestino desses peixes, para tentar elucidar algumas formas de adaptação desses animais aos sistemas semi-intensivo e intensivo de cultivos. Os cultivos foram realizados, durante 120 dias, com dois tipos de planos nutricionais. Foram realizadas biometrias durante todo o período dos cultivos, a partir das quais os parâmetros zootécnicos foram calculados. Após os cultivos houve a coleta dos animais, os quais tiveram seus intestinos e estômagos retirados. Um extrato bruto foi preparado para o ensaio das atividades enzimáticas: protease total com azocaseína como substrato e tripsina utilizando BApNA como substrato. Para os perfis proteômicos foram feitos géis 2D-PAGE utilizando fitas de 13 cm e pH na faixa de 3-10. Pela análise do crescimento zootécnico, apenas os parâmetros de peso médio final, conversão alimentar e sobrevivência foram estatisticamente diferentes. Quanto às atividades enzimáticas, essas não se mostraram estatisticamente diferentes e mostraram um mesmo padrão ao longo do tempo. Nos perfis proteômicos dos intestinos pode-se detectar 731 spots diferentes, na análise do estômago foi observada a presença de 543 spots diferenciais. Com isso, o presente trabalho conclui que os sistemas de cultivo influenciaram diretamente os animais. Os presentes resultados contribuem na elucidação da influência dos fatores dos sistemas sobre o crescimento e a fisiologia digestivas da tilápia do Nilo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12720
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciências Biológicas

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Karollina Lopes.pdf3,04 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons