Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12697
Título: Perfil de transcrição do TLR3 e interferon do tipo I em galinhas infectadas com o vírus da bronquite infecciosa (VBI)
Autor(es): SILVA, Rayana Rodrigues
Palavras-chave: Bronquite Infecciosa; Coronavírus; Imunopatogenia
Data do documento: 28-Fev-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Rayana Rodrigues. Perfil de transcrição do TLR3 e interferon do tipo I em galinhas infectadas com o Vírus da Bronquite Infeciosa (VBI). Recife, 2012. 75 f. : Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-graduação em Bioquímica Fisiologia, 2012.
Resumo: A bronquite infecciosa das aves (BI) é causada por um vírus da família Coronaviridae e caracteriza-se por uma enfermidade contagiosa, de distribuição mundial. A presença de novas variantes do vírus tem trazido grandes perdas econômicas á indústria avícola. A grande variabilidade genética do VBI das aves, o difícil controle vacinal e as diferenças em patogenicidade principalmente a falta de conhecimento da interação patógeno-hospedeiro, surge à necessidade de maiores estudos relacionados à imunopatogênese viral para que possam auxiliar futuras abordagens de controle. O objetivo deste trabalho foi estudar o perfil de transcrição da resposta a infecção causada por uma cepa clássica (M41), através dos estudos de expressão gênica dos genes TLR3 e INF tipo I, envolvidos na resposta imune inata, em diferentes horas pós infecção. Nós demonstramos aqui que galinhas infectadas com a cepa clássica do Vírus da Bronquite Infecciosa (M41) apresentaram na fase inicial da infecção, primeiras (6,12,24) horas pós infecção, aumento na expressão de IFNα, seguido por uma supressão da via de sinalização TLR3 enquanto que os níveis basais de IFNβ permaneceram inalterados. O aumento imediato da resposta IFNα logo nas primeiras 6 horas pós infecção caracteriza esta citocina como principal mediadora da resposta inata à infecção pelo VBI (M41).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12697
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Biotecnologia Industrial

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO RAYANA 2012.pdf1,24 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons