Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1265
Title: Competências profissionais do professor do ensino superior para lecionar administração, pós-graduação lato-sensu, na EAD on line: um estudo em IES DA Região Metropolitana do Recife
Authors: de Cássia Braga de Melo, Rita
Keywords: Competência;Competências profissionais;Professor do ensino superior;Educação a Distância on line;Ensino de Administração
Issue Date: 31-Jan-2012
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: de Cássia Braga de Melo, Rita; Ricardo Costa de Mendonça, José. Competências profissionais do professor do ensino superior para lecionar administração, pós-graduação lato-sensu, na EAD on line: um estudo em IES DA Região Metropolitana do Recife. 2012. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
Abstract: Este estudo teve como objetivo identificar quais as competências profissionais do professor do ensino superior para lecionar administração, pós-graduação lato sensu, na EAD on line em IES, da Região Metropolitana do Recife, na opinião de professores executores e coordenadores, sob a ótica do modelo de competência de Paiva e Melo (2008). O modelo teórico adotado foi o modelo de competência de Paiva e Melo (2008). Para tanto foi realizado estudo de casos múltiplos e escolhido como unidades de análise as categorias professor executor e coordenador de curso, vinculados a unidades de EAD on line de instituições de ensino superior públicas e particulares que possuem cursos de pós-graduação lato sensu na área de administração. A abordagem adotada foi de natureza qualitativa na coleta e análise dos dados. Tomou-se como base para análise dos dados transcrições do conteúdo das entrevistas, utilização das técnicas de incidente crítico e projetiva de associação e material encontrado na pesquisa documental. A análise dos resultados foi realizada por meio da análise de conteúdo com ajuda do software ATLAS.ti. Os principais achados apontam que as competências profissionais do professor executor para EAD on line na área de administração identificadas se relacionam em sua maioria ao modelo de Paiva e Melo (2008) voltadas aos sub-grupos de habilidades formação, conhecimento teórico e prático, construção do conhecimento, atividades de suporte, características pessoais, profissionais e institucionais, tecnologia e comunicação
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1265
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo9611_1.pdf2.21 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.