Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12642

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Marcelo Câmara dos
dc.contributor.authorLÔBO, Karla Adriana Barbosa Mendes da Silva
dc.date.accessioned2015-03-13T19:31:31Z
dc.date.available2015-03-13T19:31:31Z
dc.date.issued2012-01-31
dc.identifier.citationLÔBO, Karla Adriana Barbosa Mendes da Silva. Investigando a presença de imagem na resolução de problemas com ideias aditivas na Provinha Brasil de Matemática. Recife, 2012. 94f. : Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Educação , Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Recife, 2012. .pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12642
dc.description.abstractEsta pesquisa, desenvolvida no âmbito da alfabetização matemática, teve como objetivo investigar a presença da imagem e textos nos enunciados dos problemas com ideias aditivas dos itens do pré-teste da Provinha Brasil de Matemática (PBM), aplicado em novembro de 2010. A temática tornou-se instigante, pois, durante o acompanhamento das aplicações do pré-teste, algumas crianças demonstraram um comportamento peculiar diante de alguns itens, como por exemplo, quando o aplicador iniciava a leitura de um item de ideia aditiva, que continha imagens (ilustrações) em sua composição, algumas crianças de imediato se voltavam para a imagem e contavam os objetos, sem esperar pela conclusão da leitura ou comando. A metodologia adotada utilizou como técnica um estudo de caso, que foi desenvolvido mediante a aplicação de três testes, compostos por cinco itens semelhantes (espelhados) aos itens do pré-teste da PBM, a 188 alunos do 2º ano do ensino fundamental do Município de São Lourenço da Mata-PE. Cada item apresentado contemplava as variáveis: localização dos dados no enunciado (texto), dados apenas na imagem, e ainda, dados na imagem e texto juntos. Os resultados foram analisados em dois momentos: no primeiro, analisamos cada ideia aditiva (juntar, acrescentar, retirar, completar e comparar quantidades) de acordo com os enunciados. No segundo momento, analisamos conjuntamente e por bloco de descritor as cinco ideias aditivas. De modo geral, percebemos que nos dois momentos os resultados foram relativamente melhores quando as imagens exerciam a função de reforçar os dados presentes no texto (dados na imagem e texto juntos), em especial para a ideia aditiva comparar quantidades, pois, neste caso, o rendimento dos alunos triplicou em relação ao primeiro item (dados presentes somente no enunciado) e duplicou em relação ao segundo item (dados presentes apenas na imagem). Para a ideia de juntar quantidades, com os dados apenas na imagem, podemos dizer que esta influenciou negativamente o desempenho dos alunos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProvinha Brasil de Matemáticapt_BR
dc.subjectIdeias aditivaspt_BR
dc.subjectPresença e ausência de imagenspt_BR
dc.titleInvestigando a Presença de Imagem na Resolução de Problemas com Ideias Aditivas na Provinha Brasil de Matemáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação completa.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons