Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12642
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Marcelo Câmara dos | |
dc.contributor.author | LÔBO, Karla Adriana Barbosa Mendes da Silva | |
dc.date.accessioned | 2015-03-13T19:31:31Z | |
dc.date.available | 2015-03-13T19:31:31Z | |
dc.date.issued | 2012-01-31 | |
dc.identifier.citation | LÔBO, Karla Adriana Barbosa Mendes da Silva. Investigando a presença de imagem na resolução de problemas com ideias aditivas na Provinha Brasil de Matemática. Recife, 2012. 94f. : Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Educação , Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Recife, 2012. . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12642 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito da alfabetização matemática, teve como objetivo investigar a presença da imagem e textos nos enunciados dos problemas com ideias aditivas dos itens do pré-teste da Provinha Brasil de Matemática (PBM), aplicado em novembro de 2010. A temática tornou-se instigante, pois, durante o acompanhamento das aplicações do pré-teste, algumas crianças demonstraram um comportamento peculiar diante de alguns itens, como por exemplo, quando o aplicador iniciava a leitura de um item de ideia aditiva, que continha imagens (ilustrações) em sua composição, algumas crianças de imediato se voltavam para a imagem e contavam os objetos, sem esperar pela conclusão da leitura ou comando. A metodologia adotada utilizou como técnica um estudo de caso, que foi desenvolvido mediante a aplicação de três testes, compostos por cinco itens semelhantes (espelhados) aos itens do pré-teste da PBM, a 188 alunos do 2º ano do ensino fundamental do Município de São Lourenço da Mata-PE. Cada item apresentado contemplava as variáveis: localização dos dados no enunciado (texto), dados apenas na imagem, e ainda, dados na imagem e texto juntos. Os resultados foram analisados em dois momentos: no primeiro, analisamos cada ideia aditiva (juntar, acrescentar, retirar, completar e comparar quantidades) de acordo com os enunciados. No segundo momento, analisamos conjuntamente e por bloco de descritor as cinco ideias aditivas. De modo geral, percebemos que nos dois momentos os resultados foram relativamente melhores quando as imagens exerciam a função de reforçar os dados presentes no texto (dados na imagem e texto juntos), em especial para a ideia aditiva comparar quantidades, pois, neste caso, o rendimento dos alunos triplicou em relação ao primeiro item (dados presentes somente no enunciado) e duplicou em relação ao segundo item (dados presentes apenas na imagem). Para a ideia de juntar quantidades, com os dados apenas na imagem, podemos dizer que esta influenciou negativamente o desempenho dos alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Provinha Brasil de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ideias aditivas | pt_BR |
dc.subject | Presença e ausência de imagens | pt_BR |
dc.title | Investigando a Presença de Imagem na Resolução de Problemas com Ideias Aditivas na Provinha Brasil de Matemática | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação completa.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons