Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12607
Título: Estudo de robustez e análise de sensibilidade no Modelo Multicritério para Gerenciamento de Risco em gasodutos baseado em MAUT
Autor(es): MARSARO, Mônica Frank
Palavras-chave: Modelo Multicritério; Avaliação de risco; Análise de Sensibilidade
Data do documento: 6-Nov-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MARSARO, Mônica Frank. Estudo de robustez e análise de sensibilidade no modelo multicritério para gerenciamento de risco em gasodutos baseado em MAUT . Recife, 2013. 134 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Tecnologia e Geociências, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, 2013..
Resumo: Um modelo multicritério de apoio à decisão foi desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento em Sistemas de Informação e Decisão (CDSID) para realizar a avaliação de risco associado ao transporte de Gás Natural por gasodutos, de forma que três dimensões de risco fossem levadas em consideração (critérios): Humana, Ambiental e Financeira. O resultado final gerado pelo modelo, devido ao valor de risco associado a cada uma das seções do gasoduto, é uma ordenação dessas seções, no sentido de fornecer informação ao decisor para utilização de recursos na análise de mitigação e gerenciamento do risco. Porém, com a evolução do modelo, muitas variáveis e parâmetros foram sendo inclusos para torná-lo mais completo, em contrapartida também mais complexo e extenso para sua utilização. Neste sentido, o presente trabalho trata de uma análise para identificar a robustez e a sensibilidade das variáveis e parâmetros do modelo, realizada em quatro casos em que o modelo foi anteriormente aplicado, através da utilização da análise de sensibilidade simples, possibilitando que, através das considerações propostas pelo trabalho, uma possível simplificação do modelo seja fundamentada e realizada futuramente. Observou-se que a maioria dos parâmetros que se demonstraram robustos pertencem à dimensão de risco financeira, e que alguns deles não caracterizam-se como robustos ou sensíveis, mas que devido a variação no valor original acarretam variação da razão das diferenças das seções do gasoduto.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12607
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Mônica Frank Marsaro.pdf3,28 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons