Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1251
Título: Formação dos preços de imóveis em Recife: uma visão a partir da percepção do comprador
Autor(es): Saturnino Silva Neto, Odilon
Palavras-chave: Percepção do comprador;Atributos;Modelos hedônicos;Clientes de mercado;Formação dos preços de imóveis
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Saturnino Silva Neto, Odilon; Lucena Raboni, Pierre. Formação dos preços de imóveis em Recife: uma visão a partir da percepção do comprador. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Diante do momento de expansão do mercado imobiliário brasileiro impulsionado pelo contexto macroeconômico favorável, esta dissertação teve como propósito analisar os fatores determinantes na formação dos preços de imóveis no Recife Expandido a partir da perspectiva do comprador de mercado. Caracterizando-se como uma pesquisa descritiva e baseada em uma nova abordagem da teoria microeconômica do consumidor e dos modelos hedônicos, foram aplicados 348 questionários em uma amostra estratificada de acordo com os municípios, aplicados junto a clientes efetivos, que compraram imóvel nos últimos cinco anos, e potenciais, os quais pretendiam comprar em até dois anos, com renda acima de dez salários mínimos e residentes nas cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Como resultados da pesquisa, foi possível identificar tanto o perfil sociodemográfico dos participantes como dos imóveis atuais, pretendidos e desejados pelos mesmos, levando em consideração um grande número de atributos selecionados, sua síntese em fatores e as relações entre estes e os perfis identificados. Além disso, foram analisados os recursos financeiros disponíveis para a compra imobiliária, verificando-se o preço pretendido ou efetivamente pago e as condições comerciais envolvidas nas negociações de compra. Posteriormente a uma análise descritiva dos atributos mais valorizados segundo a percepção dos clientes abordados, foi desenvolvido um modelo de preços de imóveis cuja determinação do valor se deu em função de variáveis caracterizadoras de espaço, localização, número de filhos e existência de gás encanado. Tendo como base as descrições e inferências dos atributos e suas relações com o preço, localidades escolhidas e perfil sociodemográfico, foram apresentadas propostas para os profissionais do mercado imobiliário em relação à concessão de imóveis adequados às necessidades e aspirações dos clientes e para o Estado, no sentido de desenvolver políticas públicas regionais com base na percepção do consumidor desse mercado
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1251
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo636_1.pdf3,98 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.