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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12505

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Título: Inclusão digital no Brasil : trajetória e casos do Programa aluno conectado em Pernambuco
Autor(es): Silva, Renan Cabral da
Palavras-chave: Sociedade da informação; Políticas públicas; inclusão digital
Data do documento: 31-Jan-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Nos últimos anos surgiram no Brasil uma série de políticas públicas que fomentam a utilização de computadores e internet, em geral sob o rótulo 'inclusão digital'. Este trabalho analisa a trajetória dessas políticas até a implementação da política pública submetida à pesquisa empírica, o Programa Aluno Conectado (PAC), estudado em quatro escolas da rede estadual de ensino. A iniciativa, empreendida pelo Governo do Estado de Pernambuco em 2012, fornece tablets aos alunos dos 2º e 3º anos do Ensino médio da sua rede de ensino. A partir do trabalho de campo, de surveys com professores e diretores, e de um marco teórico composto de reflexões sobre o paradigma sociotécnico vigente e da literatura em política pública, refazemos a trajetória das políticas de inclusão digital no país, até a implementação do PAC. A política do Aluno Conectado é comparada à dos laboratórios do ProInfo, amplamente adotada anteriormente e analisada em trabalhos pregressos do autor. Como conclusão destaca-se vantagens do modelo do Aluno Conectado, e déficits comuns a ambos os modelos de acesso, como a menor atenção ao preparo da escola e de seus atores para essas iniciativas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12505
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência Política

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