Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12472

Compartilhe esta página

Título: Mapeamento citogenético de Vigna unguiculata (L.) Walp. Mediante hibridização in situ de sequencias de DNA de Phaseolus vulgaris L.
Autor(es): Vasconcelos, Emanuelle Varão
Palavras-chave: Cromossomo Artificial de Bactéria (BAC); Hibridização In Situ Fluoresc ente (FISH); Phaseolus; Vigna; Macrossintenia
Data do documento: 31-Jan-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O feijão-caupi [Vigna unguiculata (L.) Walp.] é uma leguminosa anual cultivada em regiões tropicais e subtropicais, importante pelo alto teor de proteínas contido em suas sementes secas, vagens verdes e folhas. Neste trabalho, um estudo citogenético comparativo entre V. unguiculata e Phaseolus vulgaris L. (feijão comum) foi realizado por BAC-FISH. Sequências mapeadas em cromossomos de P. vulgaris (Pv) foram utilizadas como sondas em cromossomos de V. unguiculata (Vu), contribuindo para as análises de macrossintenia entre estes dois legumes. Trinta e sete clones da biblioteca BAC de P. vulgaris ‘cv. BAT93’, previamente selecionados com marcadores mapeados em seus 11 grupos de ligação correspondentes, foram hibridizados in situ nos cromossomos metafásicos de V. unguiculata. Foram identificados vários rearranjos cromossômicos, tais como translocações (entre BACs de Pv1 e Pv8; Pv2 e Pv3, como também Pv2 e Pv11), duplicações visualizadas em cromossomos metafásicos e/ou paquitênicos (BAC 147K17 de Pv3), inversões paracêntricas (entre os BACs 267H4 e 147K17 de Pv3) e pericêntricas (entre os BACs 221J10 e 190C15 de Pv4). Destacam-se também os BACs 14F2 (Pv2) e 86I17 (Pv7), que em P. vulgaris hibridizou nas regiões terminais de quase todos os cromossomos e em Vu apresentou marcação única. Adicionalmente, 17 BACs não apresentaram sinal único nos cromossomos de V. unguiculata. Os resultados do presente trabalho demonstraram que apesar dos gêneros Vigna e Phaseolus estarem intimamente relacionados, ocorreram várias quebras de macrossintenia ou de colinearidade ao longo da evolução cariotípica destes legumes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12472
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Genética

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Emanuelle Vasconcelos.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons