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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12445
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Título : | Educação em gestão de projetos: uma proposta para o ensino superior brasileiro |
Autor : | AFONSO, Vitor Abílio Sobral Dias |
Palabras clave : | Gestão de projetos; Ensino superior; Proposição curricular |
Fecha de publicación : | 28-nov-2013 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | AFONSO, Vitor Abílio Sobral Dias. Educação em gestão de projetos: uma proposta para o ensino superior brasileiro. Recife, 2013. 113 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2013.. |
Resumen : | A área de Gestão de Projetos (GP) cresce exponencialmente e, com isso, cria oportunidades de trabalho. Junto a essa expansão surge a necessidade de profissionais atualizados e conscientes da realidade, com habilidades e competências renovadas. Uma preparação mais detalhada e formalizada potencializa maiores chances de sucesso, caso seja efetivada. Por outro lado, em um cenário globalizado e cada vez mais competitivo, as empresas precisam buscar profissionais qualificados e experientes para gerir seus projetos. Nessa direção, a ampliação do Ensino Superior no Brasil trouxe possibilidades de acesso à graduação e diversificou a oferta de novos cursos e modalidades. Assim, a presente pesquisa objetiva a criação de um Curso Superior de Tecnologia (CST) em Gestão de Projetos através da construção coletiva de uma proposição curricular. Para tanto, este estudo foi embasado em pesquisa qualitativa, possibilitando recursos para a operacionalização do mesmo, tendo como métodos as pesquisas bibliográfica e de campo. A primeira, por meio de fundamentação e orientação permitiu responder o ponto principal desta dissertação. A segunda constituiu-se na busca por conhecimentos, críticas e sugestões construtivas, tendo como instrumento um questionário misto direcionado a profissionais específicos de Gestão de Projetos que com seus domínios na área não só colaboraram para esta como também deram credibilidade ao responderem com propriedade. Da coleta de dados foram obtidos os insumos que nortearam o desenvolvimento da proposição curricular, ressaltando que, apesar da relevância do contributo para a Educação em Gestão de Projetos, esta proposição não se configura em uma versão definitiva, tampouco apta para a implantação, mas “apenas” uma centelha inicial promotora de reflexões, discussões e melhoramentos na área a que se destina. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12445 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
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