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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12414
Title: | Modelos neurais modulares para aquisição de linguagem natural |
Authors: | BASSANI, Hansenclever de França |
Keywords: | Agentes incorporados;Aquisição de linguagem natural;Modelos neurais modulares;Mapas auto-organizáveis |
Issue Date: | 31-Jan-2014 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | BASSANI, Hansenclever de França. Modelos neurais modulares para aquisição de linguagem natural. Recife, 2014. 236 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2014.. |
Abstract: | A produção e utilização de linguagem natural é uma das mais marcantes habilidades humanas. Ela permite trocar ideias, conhecimento e emoções de maneira eficaz. Desvendar os mecanismos que tornam seres humanos capazes de lidar com linguagem, pode trazer avanços em inúmeras áreas do conhecimento, possibilitando ainda aplicações práticas que melhorem a interação humano-computador. Porém, apesar dos esforços da comunidade científica, a maneira como os seres humanos processam linguagem ainda é pouco compreendida. A abordagem proposta pela robótica desenvolvimentista sugere que a linguagem natural pode ser aprendida por agentes incorporados através de suas interações com o ambiente e com seus instrutores. Estas interações poderiam proporcionar ao agente a possibilidade de aprender continuamente sobre a linguagem, associando estímulos do ambiente com palavras. Esta Tese apresenta uma arquitetura modular de aquisição de linguagem natural por agentes incorporados. No centro desta arquitetura encontra-se um conjunto de módulos neurais com aprendizagem não-supervisionada, que realiza funções essenciais para a aquisição de linguagem natural, tais como a aprendizagem de conceitos, contextos, palavras e das associações entre esses elementos. Estes módulos foram propostos consolidando evidências de três áreas do conhecimento e validados através da reprodução de padrões de aprendizagem reportados em três importantes estudos realizados com pessoas. O modelo proposto pode ser aplicado na proposição e teste de novas hipóteses e paradigmas experimentais, contribuindo para compreensão dos mecanismos envolvidos na aprendizagem, e pode servir como base para o desenvolvimento de agentes incorporados que aprendem linguagem natural. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12414 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Ciência da Computação |
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