Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1240
Título: A demanda setorial de energia elétrica em Pernambuco
Autor(es): Lima, Henrique Cardim Gouveia de
Palavras-chave: Demanda;Energia Elétrica;Pernambuco
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Cardim Gouveia de Lima, Henrique; de Sousa Ramos, Francisco. A demanda setorial de energia elétrica em Pernambuco. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo obter uma estimativa para a demanda de energia elétrica em Pernambuco, em seus segmentos específicos, no período de 1970 a 2009. Pretendeu-se identificar os fatores que influenciam a demanda por energia elétrica nos segmentos residencial, industrial, comercial e total no estado e estimar a elasticidade-preço e a elasticidade-renda dessa demanda. Após identificar que as séries estudadas eram não-estacionárias, optou-se pela utilização do conceito de cointegração, sendo estimado um modelo de correção de erros vetoriais. Os resultados obtidos mostraram que a demanda estudada é mais sensível às variações na renda que na tarifa de energia elétrica. Conclui-se também que as elasticidades de alguns setores em Pernambuco diferem levemente das estimadas para o Brasil, sugerindo padrões diferenciados de consumo de energia entre os diversos estados do país. O conjunto de dados incorpora também informações recentes às pesquisas nesta área. Estes dados são relevantes não só para uma otimização do planejamento energético, mas também para auxiliar o órgão regulador nas formulações de regras para este setor
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1240
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3444_1.pdf1,53 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.