Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1237
Title: Relação tutor-aluno: um estudo sobre o e-mentoring e aspectos de gerenciamento de impressões em Pós-graduação de Administração na educação a distância
Authors: BARROS, Heitor Arôxa
Keywords: E-mentoring;Gerenciamento de impressões;Educação a distância.
Issue Date: 31-Jan-2011
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Arôxa Barros, Heitor; Ricardo Costa de Mendonça, José. Relação tutor-aluno: um estudo sobre o e-mentoring e aspectos de gerenciamento de impressões em Pós-graduação de Administração na educação a distância. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: No Brasil o tema e-mentoring ainda é pouco explorado, e quando relacionado ao gerenciamento de impressões, não se observa na literatura relatos desses temas. Esta pesquisa teve por objetivo investigar como ocorre a relação de e-mentoring e os aspectos de gerenciamento de impressão entre tutor e aluno (mentor-mentorado) de pós-graduação em administração na modalidade a distância. Adotou uma abordagem qualitativa para coleta e análise dos dados, utilizando entrevistas e análise de documentos como técnica de coleta, e análise de conteúdo para análise dos dados. Os resultados revelaram que o professor tutor pode fornecer apoio de carreira e psicossocial para o aluno mentorado em um curto prazo, de aproximadamente 40 dias, discordando de Kram (1985), o qual observou de 6 meses a 1 ano. As funções de carreira apresentaram uma maior evidência quando comparada às funções psicossociais. A simpatia e o carisma do tutor mentor são considerados como um fator determinante na escolha do mentor. No aspecto do gerenciamento de impressões, a estratégia mais utilizada para estabelecer e manter a relação de mentoria virtual foi a insinuação, e a única tática evidenciada para isso foi a assertividade. De maneira geral, o presente estudo contribuiu para o entendimento e a expansão dos temas e-mentoring, gerenciamento de impressões na web e EAD. E também pôde mostrar que a relação de mentoria virtual traz melhoria na qualidade dos relacionamentos entre professor tutor e aluno
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1237
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo3438_1.pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.