Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1237
Compartilhe esta página
Título: | Relação tutor-aluno: um estudo sobre o e-mentoring e aspectos de gerenciamento de impressões em Pós-graduação de Administração na educação a distância |
Autor(es): | BARROS, Heitor Arôxa |
Palavras-chave: | E-mentoring; Gerenciamento de impressões; Educação a distância. |
Data do documento: | 31-Jan-2011 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Arôxa Barros, Heitor; Ricardo Costa de Mendonça, José. Relação tutor-aluno: um estudo sobre o e-mentoring e aspectos de gerenciamento de impressões em Pós-graduação de Administração na educação a distância. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. |
Abstract: | No Brasil o tema e-mentoring ainda é pouco explorado, e quando relacionado ao gerenciamento de impressões, não se observa na literatura relatos desses temas. Esta pesquisa teve por objetivo investigar como ocorre a relação de e-mentoring e os aspectos de gerenciamento de impressão entre tutor e aluno (mentor-mentorado) de pós-graduação em administração na modalidade a distância. Adotou uma abordagem qualitativa para coleta e análise dos dados, utilizando entrevistas e análise de documentos como técnica de coleta, e análise de conteúdo para análise dos dados. Os resultados revelaram que o professor tutor pode fornecer apoio de carreira e psicossocial para o aluno mentorado em um curto prazo, de aproximadamente 40 dias, discordando de Kram (1985), o qual observou de 6 meses a 1 ano. As funções de carreira apresentaram uma maior evidência quando comparada às funções psicossociais. A simpatia e o carisma do tutor mentor são considerados como um fator determinante na escolha do mentor. No aspecto do gerenciamento de impressões, a estratégia mais utilizada para estabelecer e manter a relação de mentoria virtual foi a insinuação, e a única tática evidenciada para isso foi a assertividade. De maneira geral, o presente estudo contribuiu para o entendimento e a expansão dos temas e-mentoring, gerenciamento de impressões na web e EAD. E também pôde mostrar que a relação de mentoria virtual traz melhoria na qualidade dos relacionamentos entre professor tutor e aluno |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1237 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo3438_1.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons