Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12364
Title: Desafios e potencialidades da educação e gestão ambiental participativa na área de proteção ambiental aldeia Beberibe, PE.
Authors: Dantas, Danielle Alencar
Keywords: APA Aldeia Beberibe;Gestão ambiental;Ecopedagogia;Educação ambiental;Participação comunitária;Comunidade escolar
Issue Date: 19-Feb-2014
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A criação da Área de Proteção Ambiental Aldeia Beberibe é representativo da política de conservação adotada pelo Brasil, país megadiverso, que carrega consigo uma importância mundial estratégica nesse contexto. Entretanto, também são megadiversos os entraves para que tal conservação seja realizada em toda sua potencialidade. Entre tais entraves está a participação da população local no processo de gestão ambiental. A comunidade escolar desponta como uma promissora alternativa para possibilitar e potencializar a participação da população local. Sendo assim, a presente pesquisa objetivou investigar a concepção de natureza, meio ambiente e educação ambiental dos docentes e gestores das escolas estaduais inseridas na APA Aldeia Beberibe, identificando as potencialidades e desafios que a comunidade escolar apresenta para estimular a participação cidadã e a construção de uma educação (ambiental) contextualizada e vivencial. A pesquisa revelou que todas as seis escolas estaduais pesquisadas desenvolvem iniciativas em educação ambiental, contudo a maioria destas ainda é pontual e teórica. A ecopedagogia mostrou-se apropriada para as peculiaridades locais, bem como propostas como a Terapia Comunitária Integrativa, a educação vivencial e a formação em redes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12364
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento e Meio Ambiente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Danielli Alencar Dantas.pdf2.13 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons