Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12344
Título: Quali-RES: modelo de avaliação especialista para sistemas de registro eletrônico de saúde
Autor(es): Oliveira, Marília Eutímia de Souza
Palavras-chave: Avaliação de Produto de Software; Sistema de Registro Eletrônico de Saúde; Registro Eletrônico de Saúde; Certificação
Data do documento: 2-Ago-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Marília Eutímia de Souza. Quali-RES: modelo de avaliação especialista para sistemas de registro eletrônico de saúde. Recife, 2013. 117 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2013.
Resumo: A qualidade dos sistemas de registros eletrônico de saúde (S-RES) é um dos pontos mais abordados na discussão sobre o uso seguro deste tipo de sistema e tem estimulado a criação de normas técnicas, padrões e programas de certificação para sistemas deste domínio. No Brasil, o Conselho Federal de Medicina e a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde criaram a Certificação Brasileira para S-RES, com o objetivo de estabelecer requisitos de segurança, estrutura, conteúdo e funcionalidades importantes para a implantação de S-RES de qualidade no Brasil. Por outro lado, as instituições que produzem sistemas para este domínio precisam investir em seus processos de desenvolvimento e avaliação de software a fim de oferecer no mercado nacional produtos aderentes a certificação. Entretanto, assim como avaliar a qualidade de produtos de software em geral não é uma tarefa fácil, a avaliação de um S-RES em relação aos requisitos preconizados pela certificação apresenta desafios que vão desde o entendimento dos requisitos abordados até a capacidade de avaliar seus produtos antes de submetê-los à certificação. Este trabalho apresenta o Quali-RES: um modelo especialista para avaliação de sistemas de registro eletrônico de saúde em relação à Certificação Brasileira para S-RES. O Quali-RES foi desenvolvido baseado em outros modelos para avaliação de produto de software em geral, como o proposto pela norma ISO 25040, da série de normas SQuaRE - para avaliação e definição de requisitos de qualidade do produto de software. O trabalho também realizou um estudo de caso, aplicando o Quali-RES na avaliação de um sistema de registro eletrônico de saúde em desenvolvimento no Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco- NUTES/UFPE. O estudo de caso permitiu uma primeira avaliação da aplicabilidade do Quali-RES num cenário real de desenvolvimento de S-RES.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12344
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao Marilia Eutimia de Oliveira.pdfDissertação de mestrado2,99 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons