Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1233
Título: Participação de usuários no desenvolvimento de sistemas de informação: em busca de uma caracterização renovada
Autor(es): Cesar Reis de Oliveira, Rodrigo
Palavras-chave: Participação de usuários; Métodos de desenvolvimento; Sistemas de informação
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Cesar Reis de Oliveira, Rodrigo; Simião Dornelas, Jairo. Participação de usuários no desenvolvimento de sistemas de informação: em busca de uma caracterização renovada. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Diante da essencialidade atribuída à tecnologia, como recurso para um enfrentamento estratégico das novas dinâmicas de mercado, aliada ao crescimento da indústria mundial de software, esforços teórico-empíricos parecem emergir naturalmente em resposta às diversas peculiaridades inerentes à relação entre as tecnologias e os ambientes organizacionais. Nesses ambientes, as tecnologias estão presentes, via sistemas de informação, possibilitando novas oportunidades de negócio. Para que este cenário seja possível, há uma busca por métodos de desenvolvimento cada vez mais harmonizados com as necessidades e velocidade das organizações. Aqui, a partir da importância atribuída aos sistemas de informação para os resultados estratégicos das organizações, tratou-se como tema central a participação de usuários no desenvolvimento daqueles. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi investigar as características atuais da participação de usuários diante dos métodos de desenvolvimento de sistemas de informação. Para tal fim, o estudo em forma de survey foi realizado junto a 128 profissionais de desenvolvimento de sistemas de informação no município do Recife. Os resultados evidenciaram a importância da participação de usuários em praticamente todas as fases do desenvolvimento, alertando, ainda, para diversos benefícios, tais como assegurar a entrega de sistemas de alta qualidade e que tenham maiores possibilidades de serem bem sucedidos, além de levar a um maior comprometimento do usuário com a implantação do sistema. Percebeu-se que as características da participação de usuários, no contexto investigado, mostraram-se alinhadas a resultados de outras pesquisas em outros países e que a relevância atribuída à participação e seus benefícios ensejam que esta tenha maior atenção em estudos e pesquisas futuras, para que se contribua para um maior conhecimento das peculiaridades da participação nos processos de desenvolvimento, possibilitando a melhoria destes e, consequentemente, tornando os sistemas mais adequados às necessidades dos usuários
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1233
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo316_1.pdf3,53 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.