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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12323

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaia, Maria Leonor Alves -
dc.contributor.authorMelo, Mirella Falcão Santos de-
dc.date.accessioned2015-03-13T12:14:58Z-
dc.date.available2015-03-13T12:14:58Z-
dc.date.issued2013-09-17-
dc.identifier.citationMELO, Mirella Falcão Santos de. Sistema de bicicletas públicas: uma alternativa para promoção da mobilidade urbana sustentável no município de Recife. Recife, 2013. 214 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Tecnologia e Geociências, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, 2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12323-
dc.description.abstractA cidade é um espaço de contradições políticas, econômicas e sociais, local de trocas, com transformações constantes na tentativa de atender aos interesses cotidianos dos diferentes dos modos de transportes. Como nos últimos anos os grandes centros urbanos vêm apresentando problemas na circulação cotidiana das pessoas, esta dissertação estudou os Sistemas de Bicicletas Públicas (SBP), cujo objetivo foi identificar se o sistema constitui uma alternativa viável na melhoria da mobilidade urbana no Recife, uma vez que está presente em diversas cidades do mundo. Para tal, foram identificados critérios e condicionantes para sua implantação a partir de experiências em outras cidades, tais como localização, número de estações, integração com demais modos de transporte e logística de operação e manutenção; identificadas as diretrizes que norteiam o desenvolvimento de um SBP desde seu planejamento até a sua implantação; e apontadas vantagens e desvantagens no uso do sistema, bem como seu papel na política de mobilidade urbana sustentável. O SBP consiste no aluguel ou empréstimo gratuito de bicicletas nos núcleos urbanos, incentivados geralmente pela administração pública, cujo objetivo é prestar um serviço de mobilidade prático, rápido e pensado para o cotidiano. Essa alternativa de deslocamento tem se mostrado uma solução bem sucedida para a promoção da mobilidade sustentável. O estudo empírico é a cidade do Recife, onde se implantou recentemente um SBP. Portanto, a investigação pautou-se no questionamento sobre em que medida o sistema de bicicletas públicas é uma alternativa viável para a promoção da mobilidade urbana sustentável no Recife. A abordagem metodológica adotada na pesquisa é qualitativa e foi baseada no método do Estudo de Caso. Foram realizadas entrevistas com a gestão pública e o setor privado que lidam diretamente com a mobilidade urbana no Recife. Após processados os dados, eles foram analisados à luz da literatura acadêmica sobre o assunto. Como resultado, identificou-se que o Recife tem condicionantes que favorecem a implantação do SBP. Entretanto, é necessário adoção de medidas eficazes pelos gestores em relação à bicicleta como modo de transporte cotidiano, com incentivo ao seu uso e fornecimento de infraestrutura. Para que ele seja uma opção atrativa, a população deve utilizar a bicicleta de forma segura, cômoda e rápida.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMobilidade urbana sustentávelpt_BR
dc.subjectSistema de bicicletas públicaspt_BR
dc.subjectSistemas de bicicletas compartilhadaspt_BR
dc.subjectIntermodalidadept_BR
dc.titleSistema de bicicletas públicas: uma alternativa para promoção da mobilidade urbana sustentável no município de Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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