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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGomes, Edvânia Torres Aguiar -
dc.contributor.authorValença, Mariana Rabêlo-
dc.date.accessioned2015-03-13T11:55:07Z-
dc.date.available2015-03-13T11:55:07Z-
dc.date.issued2013-03-13-
dc.identifier.citationVALENÇA, Mariana Rabêlo. A estética da natureza como mercadoria no discurso imobiliário de Gravatá-PE. Recife, 2013. 96 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, 2013. .pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12314-
dc.description.abstractmercadoria. Um grande exemplo disso está no setor imobiliário. Além disso, a natureza é evocada em diferentes contextos, em especial no atual debate sobre os limites da sustentabilidade. Portanto, faz-se necessário refletir sobre como a natureza é concebida e reproduzida e como está inserida nos diferentes discursos. Diante disso, como a natureza vem sendo significada dentro do discurso do mercado imobiliário, fundamentando o processo de (re)produção mercadológica do espaço e do capital? Partimos do pressuposto de que não ficam evidentes conflitos e contradições decorrentes de tal prática. Também julgamos ser a incorporação da natureza dentro desses discursos de grande relevância para o sucesso do mercado e para a escolha dos consumidores diretos. Analisamos um espaço cujo sítio geográfico favorece as atividades turísticas, especialmente de segunda residência, Gravatá- PE, que tem recebido muitos investimentos no ramo da construção civil para atender a demanda, sob a forma de grandes empreendimentos caracterizados pela forte presença de elementos naturais, que ganham destaque em seus anúncios. Nosso objetivo foi analisar não só a presença, mas o sentido/significado conferido à natureza nos conteúdos do discurso do mercado imobiliário, através de propaganda impressa de grandes empreendimentos, com divulgação no ano de 2012, na cidade de Gravatá-PE e em áreas circunvizinhas. Para dar sustentação teórica, foram discutidos a concepção de natureza sob uma perspectiva marxista, bem como o método materialista histórico e dialético; a mercantilização da natureza; e a natureza como estética da mercadoria. Nossa leitura foi feita através da análise de conteúdo de materiais publicitários (entre panfletos, folders e livreto) de quinze empreendimentos residenciais (flats, condomínios fechados e loteamentos); e de entrevistas abertas a duas agências imobiliárias renomadas no local e a consumidores desse tipo de empreendimento. Dentro do campo da dialética, trabalhamos sob uma ótica do materialismo histórico, na busca pela compreensão de como a natureza é apropriada pelo trabalho social como condição à construção e desenvolvimento da história social.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectMercadoriapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectExpansão imobiliáriapt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.titleA estética da natureza como mercadoria no discurso imobiliário de Gravatá-PE.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento e Meio Ambiente

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