Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12300
Título: Aplicações de Modelos de Grafos na Análise de Conflitos e de Redes Sociais
Autor(es): SANTOS, Andréa Maria dos
Palavras-chave: Teoria dos Jogos; Conflito; Modelos de Grafos; Noções de Estabilidade; Preferências Probabilísticas; Redes sociais; Estabilidade Par a Par; Redes Eficientes; Ligações com peso
Data do documento: Fev-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Andréa Maria dos. Aplicações de modelos de grafos na análise de conflitos e de redes sociais. Recife, 2014. 162 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Ciências Exatas e da Natureza , Programa de Pós-graduação em Estatística, 2014..
Resumo: Muitos modelos têm sido criados em Teoria dos Jogos para representar diferentes interações sociais. As ferramentas utilizadas em cada modelo visam representar de maneira mais adequada as particularidades de cada situação do mundo real. Existem algumas formas básicas de se representar um jogo, porém, dada a complexidade de modelar algumas situações é interessante obter novas formas de representação de jogos e de análise de comportamento dos envolvidos em um jogo. Esta tese pode ser dividida em duas partes independentes. Na primeira, apresentamos generalizações do modelo de grafos para resolução de conflitos, introduzindo a possibilidade de indivíduos tomadores de decisões expressarem suas preferências com incerteza usando preferências probabilísticas. Neste cenário, propomos definições de estabilidade para o conflito envolvendo dois ou mais tomadores de decisão e mostramos aplicações do modelo generalizado. Na segunda parte, analisamos redes sociais com pesos nas ligações, propondo uma nova definição de utilidade para rede de coautores e apresentando resultados sobre eficiência e estabilidade de tais redes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12300
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Estatística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Andréa Maria dos Santos.pdf1,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons