Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1226

Comparte esta pagina

Título : O uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação como ferramentas de gestão do conhecimento na modalidade de educação a distância
Autor : Maria de Almeida, Magaloni
Palabras clave : Conversão do Conhecimento; Educação a Distância; Tecnologia da Informação e Comunicação; Gestão do Conhecimento
Fecha de publicación : 31-ene-2009
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Maria de Almeida, Magaloni; Ricardo Costa de Mendonça, José. O uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação como ferramentas de gestão do conhecimento na modalidade de educação a distância. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumen : O propósito desta pesquisa foi verificar como as Tecnologias de Comunicação e Informação são utilizadas como ferramentas da Gestão do conhecimento na Modalidade de Ensino a Distância no Centro de Educação a Distância - CED do Centro Universitário do Norte - UNINORTE trazendo como objetivos específicos: (I) identificar quais as TICs são adotadas na modalidade de EAD no Centro de Educação a Distância do UNINORTE; (II) analisar se as TICs são utilizadas no Uninorte na EAD do Uninorte como modo de conversão do conhecimento; e (III) avaliar qual a função das TICs na Gestão do conhecimento na relação UNINORTE alunos de EAD. Esta pesquisa foi realizada com a utilização de um único estudo de caso, utilizando a abordagem predominantemente qualitativa. A análise dos dados foi feita por meio de cruzamento das respostas dos questionários respondidos pelos professores e pelos alunos com a análise documental. Os questionários foram aplicados aos professores mais antigos do CED totalizando cinco e a 50 alunos que estão no terceiro período da estrutura curricular de seus cursos e que cursam disciplinas em dependência ou suplementação pelo EAD no UNINORTE. Por meio dos resultados obtidos, concluiu-se que as TICs podem ser utilizadas como ferramentas na gestão do conhecimento na modalidade de Ensino a Distância e que o uso das ferramentas das TICs proporciona a conversão do conhecimento, exceto no que se refere ao primeiro modo de conversão onde as ferramentas utilizadas atualmente no UNINORTE-CED, não proporcionam a socialização do conhecimento (combinação do conhecimento tácito com o conhecimento tácito) tendo em vista que é necessária a prática para que isso ocorra
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1226
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo309_1.pdf605,48 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons