Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1226

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRicardo Costa de Mendonça, José pt_BR
dc.contributor.authorMaria de Almeida, Magalonipt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:08:33Z-
dc.date.available2014-06-12T15:08:33Z-
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationMaria de Almeida, Magaloni; Ricardo Costa de Mendonça, José. O uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação como ferramentas de gestão do conhecimento na modalidade de educação a distância. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1226-
dc.description.abstractO propósito desta pesquisa foi verificar como as Tecnologias de Comunicação e Informação são utilizadas como ferramentas da Gestão do conhecimento na Modalidade de Ensino a Distância no Centro de Educação a Distância - CED do Centro Universitário do Norte - UNINORTE trazendo como objetivos específicos: (I) identificar quais as TICs são adotadas na modalidade de EAD no Centro de Educação a Distância do UNINORTE; (II) analisar se as TICs são utilizadas no Uninorte na EAD do Uninorte como modo de conversão do conhecimento; e (III) avaliar qual a função das TICs na Gestão do conhecimento na relação UNINORTE alunos de EAD. Esta pesquisa foi realizada com a utilização de um único estudo de caso, utilizando a abordagem predominantemente qualitativa. A análise dos dados foi feita por meio de cruzamento das respostas dos questionários respondidos pelos professores e pelos alunos com a análise documental. Os questionários foram aplicados aos professores mais antigos do CED totalizando cinco e a 50 alunos que estão no terceiro período da estrutura curricular de seus cursos e que cursam disciplinas em dependência ou suplementação pelo EAD no UNINORTE. Por meio dos resultados obtidos, concluiu-se que as TICs podem ser utilizadas como ferramentas na gestão do conhecimento na modalidade de Ensino a Distância e que o uso das ferramentas das TICs proporciona a conversão do conhecimento, exceto no que se refere ao primeiro modo de conversão onde as ferramentas utilizadas atualmente no UNINORTE-CED, não proporcionam a socialização do conhecimento (combinação do conhecimento tácito com o conhecimento tácito) tendo em vista que é necessária a prática para que isso ocorrapt_BR
dc.description.sponsorshipCentro Universitário do Nortept_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConversão do Conhecimentopt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectGestão do Conhecimentopt_BR
dc.titleO uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação como ferramentas de gestão do conhecimento na modalidade de educação a distânciapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo309_1.pdf605,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons