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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12259
Título: Uma abordagem de monitoramento abrangente das interações sociais em ambientes colaborativos virtuais de aprendizagem como suporte a presença docente
Autor(es): Medeiros, Francisco Petrônio A. de
Palavras-chave: Presença docente; Monitoramento de interações sociais; Ambientes colaborativos virtuais de aprendizagem; Análise de redes sociais; Amadeus-SIMM
Data do documento: 27-Set-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MEDEIROS, Francisco Petrônio Alencar de. Uma abordagem de monitoramento abrangente das interações sociais em ambientes colaborativos virtuais de aprendizagem como suporte a presença docente. Recife, 2013. 205 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2013..
Resumo: No âmbito da aprendizagem online, a teoria sócio-construtivista, que vê a Educação como uma prática social, contextual e ativa, obtém o apoio dos ambientes colaborativos virtuais de aprendizagem (ACVA) na mediação das discussões síncronas e assíncronas que contribuem com o estabelecimento da presença social discente. A presença docente compreende as competências do professor no gerenciamento, coordenação e monitoramento da dinâmica social e cognitiva dos aprendizes. Para alcançar um grau satisfatório de presença docente, o professor precisa organizar as suas ações pedagógicas, acompanhando e mediando as interações no ACVA, de modo a promover a colaboração e o suporte necessário para que sejam alcançados os objetivos de aprendizagem. Acompanhar as interações sociais em ACVAs com uma quantidade cada vez maior de ferramentas colaborativas, que muitas vezes estende os limites do ACVA, oferecendo o suporte adequado e em tempo real aos aprendizes é um dos desafios mais intensos e exaustivos que os professores online enfrentam. O objetivo geral deste trabalho é investigar como uma abordagem de monitoramento abrangente das interações sociais dos aprendizes em ACVA, chamada Amadeus- SIMM, pode impactar positivamente na percepção e mediação docente de forma a promover uma melhoria do comportamento social online dos aprendizes. As hipóteses da pesquisa foram testadas através de métodos de análise qualitativa e quantitativa sobre os dados coletados a partir da realização de dois experimentos. Através da análise qualitativa verificou-se um aumento da percepção docente dos comportamentos sociais dos aprendizes quando apoiado pelo Amadeus-SIMM e utilizando análises quantitativas para verificar diferenças significativas nos dados coletados em dois momentos planejados do experimento, verificou-se um aumento da coesão social do grupo, bem como um aumento do engajamento social, do grau de visibilidade, do grau de intermediação da informação e do grau do prestígio social, além da verificação de um aumento na percepção da presença social dos aprendizes a partir das intervenções do professor quando apoiado pelo Amadeus-SIMM. Este tese buscou contribuir à area de aprendizagem colaborativa suportada por tecnologias oferecendo um suporte à presença docente frente ao grande volume de interações sociais nas diferentes ferramentas internas e externas ao ACVA, de forma a possibilitar ao professor uma postura mais ativa na mediação do processo de aprendizagem online.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12259
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Ciência da Computação

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