Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12250
Título: Cluster criativo de turismo, sustentabilidade e identidade do destino apresentada em website: um estudo em Olinda, PE
Autor(es): CRÊSPO, Paula Marin
Palavras-chave: Sustentabilidade;Cultura;Imagem;Turismo Criativo;Website
Data do documento: 26-Fev-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CRESPO, Paula Marin. Cluster criativo de turismo, sustentabilidade e identidade do destino apresentada em website: um estudo em Olinda, PE. Recife, 2014. 123 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2014..
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo entender como a identidade de sustentabilidade, com ênfase na cultura, promovida por um website de cluster criativo de turismo se relaciona com a avaliação do destino por parte do consumidor. Destarte, foram analisados como a sustentabilidade e a cultura em um website influenciam na formação da imagem de um possível destino turístico pelo consumidor. Para atingir tal objetivo, foi realizado um quase-experimento mensurando construtos como consciência ambiental, envolvimento cultural, imagem sustentável e geral da cidade de Olinda, escolhida por seu potencial de cluster criativo de turismo. Como cenário foram usados dois websites: um oficial da cidade e outro manipulado, enfatizando o turismo criativo e a sustentabilidade. Uma survey pela Internet, construída com quatro escalas previamente validadas, foi realizada com 204 indivíduos. Nas análises foram usadas técnicas de estatística descritiva, multivariada e testes de hipóteses, além de medidas de confiabilidade e validade. Os resultados indicam que o envolvimento cultural e a consciência ambiental podem não atuar como variáveis moderadoras no processo de formação da imagem. Contudo, se formada uma imagem sustentável, esta pode relacionar-se positivamente com a imagem do destino. Os achados corroboram com estudos prévios que indicam a sustentabilidade como um atributo relevante para o consumidor, além de serem levantadas novas questões para estudos futuros sobre a temática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12250
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Paula Marin Crêspo.pdf2,29 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons