Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1223

Comparte esta pagina

Título : Configuração tecnológico-processual para adoção da tecnologia da informação na educação à distância no interior do Estado do Amazonas: o caso do Centro Universitário do Norte
Autor : Marreiro, Juliana
Palabras clave : Modelos de educação à distância; Tecnologia da informação; Organizações de ensino
Fecha de publicación : 31-ene-2009
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Marreiro, Juliana; Simião Dornelas, Jairo. Configuração tecnológico-processual para adoção da tecnologia da informação na educação à distância no interior do Estado do Amazonas: o caso do Centro Universitário do Norte. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumen : Incentivada pelas possibilidades decorrentes das tecnologias da informação e por suas inserções nos processos educativos, as instituições de ensino vêem a educação à distância como um meio para democratizar o acesso ao conhecimento e expandir oportunidades, principalmente em regiões de extremas dificuldades geográficas. Neste prisma, o objetivo deste estudo foi estabelecer uma configuração tecnológico-processual para a adoção de um modelo de educação à distância no interior do Estado do Amazonas, à luz do escopo de concepção de uma instituição de ensino superior privada, o Centro Universitário do Norte. Procedeu-se a análise de fontes primárias e secundárias com o intuito de: definir a estrutura do processo institucional para implementação de alternativas de educação à distância; estabelecer a base tecnológica necessária para a implementação do processo perseguido na base e nos pólos, considerando as peculiaridades do ambiente; estipular para os municípios do interior do Amazonas, considerando as mesorregiões, a infra-estrutura necessária para implantar o processo de educação à distância idealizado neste estudo, comparar as diversas alternativas de implementação do processo estipulado, definindo aquela de melhor aplicabilidade no cenário. A análise adota uma perspectiva funcionalista e descritiva e provem de uma abordagem que confronta diversos modelos de implementação do processo. Os resultados indicam cinco alternativas de configurações suscitando uma hierarquia ideal de adoção aplicável ao cenário, a transmissão de aulas através da tecnologia internet protocol television (IPTV), apontando algumas barreiras para sua real adoção
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1223
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo306_1.pdf1,92 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons