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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1211
Title: Análise do processo de gestão de uma Instituição de Ensino Superior com base no modelo de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade
Authors: Emilia Melo da Costa, Maria
Keywords: Gestão da Qualidade;Modelo de Excelência em Gestão;Critérios de Excelência em Educação
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Emilia Melo da Costa, Maria; Gilson Gomes Feitosa, Marcos. Análise do processo de gestão de uma Instituição de Ensino Superior com base no modelo de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: Um dos pilares de sustentação de qualquer sociedade é a educação. Esta pesquisa analisa a gestão do Instituto de Ensino Superior Fucapi sob a ótica dos critérios revisados do Modelo de Excelência em Gestão da Fundação Nacional da Qualidade, na perspectiva de seus gestores. Para tanto, buscou-se fazer a revisão da literatura acerca da gestão da qualidade na educação como tema central desta pesquisa, além de outros temas a ele relacionados tais como educação superior, ensino superior privado e confessional, estratégias e gestão da qualidade. Foram abordados ainda, aspectos referentes ao contexto atual das IES particulares e da instituição analisada. Caracteriza-se como estudo de caso do tipo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário aplicado sob a forma de entrevistas, junto aos gestores e pessoas relacionadas com as quatro dimensões da pesquisa: liderança, estratégias e planos, clientes e processos. Dentre os aspectos pesquisados, verificou-se que os resultados alcançados apontaram para o exercício da liderança seguindo sua estrutura organizacional. Na formulação das estratégias observou-se que é utilizada a metodologia do planejamento estratégico. As práticas de gestão da instituição referente ao relacionamento com clientes podem ser resumidas em comunidade interna e comunidade externa. Observa-se que grande parte de seus processos ainda não foram mapeados. Constatou-se que a qualidade total acontecerá na instituição de ensino, na medida em que o seu corpo social venha a delinear, em conjunto, uma visão compartilhada de excelência na educação
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1211
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

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