Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1207

Compartilhe esta página

Título: Análise e fatores críticos do posicionamento estratégico competitivo: o caso dos provedores de internet via rádio de Pernambuco
Autor(es): Leite Bezerra, Ricardo
Palavras-chave: Provedores de Internet Via Rádio; Estratégias genéricas; Modelo Delta; Posicionamento estratégico
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Leite Bezerra, Ricardo; Fonseca, Décio. Análise e fatores críticos do posicionamento estratégico competitivo: o caso dos provedores de internet via rádio de Pernambuco. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: Travando uma intensa disputa pelo mercado de acesso e conexão à Internet Brasileira, atuam as operadoras de telefonia, fixa e móvel, os operadores de Televisão a cabo e os Provedores de Internet Via Rádio, sendo esses últimos, diferentemente dos outros competidores, pequenas e médias empresas. Esta Dissertação objetiva desvendar, neste cenário, qual o posicionamento estratégico competitivo dos Provedores de Internet Via Rádio, e qual a dinâmica do ambiente competitivo existente. Para responder a estas questões foi empreendido um estudo de múltiplos casos que utilizou como método de coleta de dados pesquisa documental e pesquisa de campo. As análises qualitativas e quantitativas revelaram que:-As estratégias genéricas utilizadas segundo a proposta de Porter (1985) combinam custo e diferenciação;-A opção estratégica sob modelo Delta de Hax e Wide II (2000) é a de melhor produto; -Os principais posicionamentos adotados frente às cinco forças competitivas de Porter (1979) sofrem forte influência dos fatores geográfico e capital; -Os padrões utilizados para seleção de mercado alvo classificados por Abell (1980) como especialização por mercado e cobertura total de mercado não são exeqüíveis para os Provedores de Internet Via Rádio; -O comportamento predominante dos Provedores de Internet Via Rádio sob a tipologia de Poulos (2000) é o defensivo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1207
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo273_1.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons