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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12066
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Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Souza, Vânia Rocha Fialho de Paiva e | - |
| dc.contributor.author | Nascimento, Raimundo Nonato Ferreira do | - |
| dc.date.accessioned | 2015-03-11T19:11:14Z | - |
| dc.date.available | 2015-03-11T19:11:14Z | - |
| dc.date.issued | 2014-01-31 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12066 | - |
| dc.description.abstract | No presente trabalho, procuramos refletir sobre os significados que a interculturalidade e a educação intercultural têm adquirido no campo da educação escolar indígena no Brasil. O debate sobre uma educação intercultural para os povos indígenas tem suas raízes atreladas às reivindicações dos movimentos indígenas e indigenistas dos anos de 1970. Neste período, o movimento indígena organizado começou a questionar os modelos educativos homogeneizantes que lhes eram impostos e passou a reivindicar uma educação que fosse pautada no respeito e na valorização de sua diversidade étnica e cultural. Com a Constituição Federal de 1988, que reconhece o Brasil como Estado Pluricultural, foi dada também aos povos indígenas a garantia da manutenção de suas culturas e assegurada uma educação específica e diferenciada pautada nos seus valores e que, acima de tudo, respeitasse sua diversidade, assim como seus modos próprios de ser e fazer educação. Com este reconhecimento, a educação escolar destinado aos povos indígenas no Brasil passou a ser normativamente reconhecida como educação escolar indígena, específica e diferenciada intercultural e bilíngue. É, portanto, partindo do pressuposto da existência de uma educação intercultural para os povos indígenas que propomo-nos a esta análise, que tem como objetivo compreender como a noção de interculturalidade está sendo concebida e empregada no campo da educação escolar indígena no estado de Roraima. Nesta análise, partiremos dos debates gestados acerca deste modelo de educação, para em seguida analisar como o mesmo vem sendo implantado nas escolas indígenas, através de dois estudos de caso. Enquanto estratégia metodológica, recorremos à etnografia, por acreditar que esta nos permite analisar de forma comparativa os casos investigados, possibilitando-nos perceber detalhadamente como esse modelo educacional vem contribuindo nos processos de reafirmação cultural e identitária dos povos indígenas nelas envolvidos, além de buscar aprofundar o entendimento da interculturalidade. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação Escolar Indígena | pt_BR |
| dc.subject | Educação Intercultural | pt_BR |
| dc.subject | Multiculturalismo | pt_BR |
| dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
| dc.subject | Reconhecimento e Diversidade cultural | pt_BR |
| dc.title | Interculturalidade e educação escolar indígena em Roraima: da normatização à prática cotidiana | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Antropologia | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TESE Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento.pdf | 8,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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