Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12031

Share on

Title: Modelo proposto para seleção, priorização e programação de projetos em ambientes de múltiplos projetos com restrição de recursos / Fabiana Gomes dos Passos
Authors: Passos, Fabiana Gomes dos
Keywords: Seleção; Priorização e Programação de Múltiplos Projetos; Metodologia de apoio à Decisão Multicritério
Issue Date: 25-Apr-2013
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este trabalho aborda o problema da seleção, priorização e programação de projetos no ambiente de múltiplos projetos, utilizando como suporte a metodologia de apoio à decisão multicritério e considerando a situação de projetos com restrições de recursos. O modelo proposto para lidar com o referido problema é dividido em duas etapas, sendo a primeira a seleção e a priorização de projetos e a segunda a proposta de um modelo de programação de projetos em ambientes de múltiplos projetos com restrição de recursos. Esse modelo foi elaborado pela adaptação de métodos matemáticos já existentes na área de restrição de recursos, em conjunto com metodologia de apoio à decisão multicritério. Simulações numéricas foram empregadas, proporcionando o ranking das alternativas do processo de decisão. O ranqueamento foi realizado a partir das performances médias, de acordo com todos os critérios do processo decisório, incorporando as preferências do decisor. Este ranqueamento resultou no portfólio de projetos contendo os n projetos selecionados e, posteriormente, o melhor sequenciamento de sua execução foi escolhido com base na minimização dos custos totais de projetos, respeitando as restrições de orçamento, recurso e tempo, bem como outros fatores quantitativos e qualitativos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12031
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Fabiana Gomes dos Passos.pdf2,23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons