Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1203
Title: Testes do CAPM no mercado de ações do setor de energia elétrica brasileiro: aplicações de Black, Jensen e Scholes (1972) e Fama e MacBeth (1973)
Authors: Milet Do Amaral Mercês, Lucas
Keywords: Testes do CAPM; Setor Elétrico. Método de Black; Jensen; Scholes; Método de Fama; MacBeth
Issue Date: 31-Jan-2011
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Milet Do Amaral Mercês, Lucas; Ulises de Montreuil Carmona, Charles. Testes do CAPM no mercado de ações do setor de energia elétrica brasileiro: aplicações de Black, Jensen e Scholes (1972) e Fama e MacBeth (1973). 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: A energia elétrica no Brasil possui grande relevância, devido à sua alta demanda nos diversos setores da sociedade, eminentemente na residência, no comércio e na indústria. Em 2004, o setor passou por uma enorme reformulação legal, alterando significativamente o seu aspecto regulatório. Este trabalho tem o objetivo de verificar a condição de equilíbrio de mercado acionário no setor elétrico pré e pós-regulamentação, a partir dos testes do Capital Asset Pricing Model (CAPM), embasados na metodologia dos autores Black, Jensen e Scholes (1972) e Fama MacBeth (1973). Os dados deste estudo foram coletados na base Economática, relativos a preços mensais das ações do setor, pontuação do Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (IBOVESPA) e taxas mensais do Certificado de Depósito Interbancário (CDI). O tratamento estatístico foi realizado através de regressões lineares e cross sections, pelo método dos mínimos quadrados. Os resultados demonstraram, para todo o período de análise, linearidade decrescente na Security Market Line (SML), prêmio negativo de mercado; insuficiência do CDI para a explicação dos retornos e influência dos resíduos no modelo. No período pré-regulamentação constataram-se tendência de não-linearidade em alguns períodos e linearidade crescente em outros (prêmio positivo de mercado); aplicabilidade do CDI e do IBOVESPA e influência dos resíduos no modelo. Já no período pós-regulamentação verificaram-se linearidade decrescente com ineficiência do IBOVESPA no modelo; grande influência dos resíduos na explicação dos retornos e anormalidade na aplicabilidade do modelo no subperíodo 2002-2006
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1203
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo2721_1.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.