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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1202

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Título: A busca do entendimento na metodologia da Investigação Apreciativa : um estudo na relação consultorcliente
Autor(es): Moreno Amaral de Souza, Polyana
Palavras-chave: Investigação Apreciativa; Entendimento; Teoria da Ação Comunicativa; Relação consultor-cliente
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Moreno Amaral de Souza, Polyana; Gilson Gomes Feitosa, Marcos. A busca do entendimento na metodologia da Investigação Apreciativa : um estudo na relação consultorcliente. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: A Investigação Apreciativa (IA) constitui uma metodologia no processo de Desenvolvimento Organizacional, com base numa mudança de abordagem positiva, aplicada por meio de diálogos apreciativos (COOPERRIDER; WHITNEY, 2006). Esta dissertação tem como objetivo compreender um dos aspectos da metodologia da IA, a questão da busca do entendimento, referente ao processo de comunicação na relação consultor-cliente, processo este que constitui uma das condições de êxito para a aplicação da referida metodologia. Neste estudo, os embasamentos teóricos utilizados foram Cooperrider, Whitney, Valença e demais autores bases relacionados à metodologia da IA, além de Jürgen Habermas, relativo ao entendimento, com a sua Teoria da Ação Comunicativa. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e as estratégias metodológicas adotadas foram à pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, esta realizada junto a consultores e clientes. De modo geral, os resultados da pesquisa revelaram que consultores e clientes, envolvidos na aplicação da metodologia da IA, buscaram entendimento quando: aplicaram a metodologia IA de acordo com os princípios que a orienta, sobretudo o Princípio do Construtivismo; utilizaram uma linguagem compreensível aos participantes; realizaram uma comunicação em que pode ser percebido sinceridade, verdade, correção normativa, que constituem pretensão de validade; propiciou um ambiente favorável a liberdade de comunicação; apresentaram argumentos nos diálogos; e adotaram intenções das falas voltadas ao agir comunicativo. Conclui-se que a possibilidade de apresentar condições que propiciem cooperação e assentimento livre nas interações linguísticas, entre consultores e clientes, na metodologia da IA conduzirá estes agentes ao entendimento
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1202
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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