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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12024
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Título : | Cortejando pela rua, cortejando pelo palco: “llamadas” da dança no candombe uruguaio |
Autor : | RABELO, Marcela Monteiro |
Palabras clave : | Dança; Cultura Popular; Candombe Uruguaio |
Fecha de publicación : | 31-ene-2014 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | O candombe é uma manifestação da cultura popular que ocorre no Uruguai, principalmente entre os festejos natalinos e o período carnavalesco, e possui sua maior expressão na cidade de Montevidéu. Caracterizado como cortejo, o candombe é composto de música e dança, sendo esta última o centro das discussões apresentadas neste trabalho. Além do espaço festivo da rua, novas situações de competição, implementadas no decorrer do século XX, levaram o candombe a se estabelecer enquanto concurso que ocorre na rua e no palco. Acompanhando este processo de expansão, a prática do candombe, historicamente vinculada à comunidade afro-uruguaia, toma hoje proporções maiores, atingindo novos atores e configurações sociais, sendo elevada a símbolo da identidade nacional. Entretanto, esta nova posição do candombe para o país é carregada de contradições, na medida em que conflitos e diálogos entre rua e palco, celebração e competição, negros e brancos, os “de dentro” e “os de fora” se estabelecem na busca por espaço e por legitimidade na manifestação. Este panorama revela-se nas diferentes propostas estéticas da dança/baile do candombe e suas formas de avaliação perante distintas situações de apresentação. Entre cortejar bailando pela rua, e ser cortejado bailando no palco, diversos sentidos são acionados (“Llamados”) pelos praticantes dessa dança diante de um trânsito de lugares e pessoas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12024 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Antropologia |
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