Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1201

Compartilhe esta página

Título: O empreendedorismo cultural na produção de cinema : a dinâmica empreendedora de realizadores de filmes pernambucanos
Autor(es): Roberto Ferreira Guerra, José
Palavras-chave: Empreendedorismo Cultural; Circuito da Cultura; Cinema Pernambucano; Analise do Discurso
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Roberto Ferreira Guerra, José; Gomes de Paiva Júnior, Fernando. O empreendedorismo cultural na produção de cinema : a dinâmica empreendedora de realizadores de filmes pernambucanos. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: O desenvolvimento do capitalismo informacional tem contribuído para o crescimento da produção de bens simbólicos e, nesse contexto, os produtores culturais possuem a capacidade de se tornar agentes de transformação social por meio de uma ação coletiva. O objetivo do estudo reside em compreender como se caracterizam as dimensões discursivas que demarcam o Empreendedorismo cultural no campo do audiovisual. Foi desenvolvido um protocolo teórico-metodológico pautado no conceito de Empreendedorismo cultural e nos circuitos da cultura, oriundos da tradição dos Estudos Culturais. O contexto da produção de cinema em Pernambuco foi elucidativo para a compreensão da dinâmica empreendedora da produção cultural fora do eixo . Como forma de acessar o campo, foram realizadas entrevistas abertas com dois produtores locais de cinema. A análise dos dados deu-se com o suporte da análise do discurso. As dimensões discursivas emergentes foram agregadas em torno das dimensões públicas e privadas decorrentes do protocolo desenvolvido. Os resultados apontam para uma demanda por novos formatos e estruturas organizacionais mais orgânicas. A tecnologia social que possibilita a geração de capitais por meio da rede social indica o multidirecionamento da ação empreendedora na arena da produção cultural, impondo uma abertura para a ação multidimensional e dialógica do empreendedor. Podemos observar um alto grau de comprometimento do empreendedor cultural com os projetos que desenvolve, assim como o exercício da atividade de produção além do aspecto econômico, ampliando essa ação para o nível existencial
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1201
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2719_1.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons